É muito importante teres conhecimento desta informação, tanto a nível de saúde como de higiene.
Quando usas a toalha pela primeira vez, ela torna-se imediatamente um ambiente fértil para bactérias, fungos, células mortas da pele e secreções salivares, anais e urinárias.
Ainda que a maior parte destes micróbios não sejam muito prejudiciais, dado que maior parte vem do nosso corpo, estão lá e multiplicam-se rapidamente juntamente com os germes que vivem na casa de banho. As toalhas são, portanto, ambientes que reúnem todas as condições para albergar micróbios: água, temperatura amena, oxigénio, alimento e pH neutro.
Philip Tierno, microbiologista e patologista da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, afirma que a toalha de banho deve ser utilizada apenas 3 vezes, isto se a deixares secar totalmente entre um uso e outro. Depois de utilizada, deve ser pendurada num lugar seco e, de preferência, ao ar livre. Deixar a toalha húmida na casa de banho significa deixar que os micróbios se multipliquem!
A situação pode ainda agravar-se se partilhares a toalha com outra pessoa, pois aí entras em contacto com microrganismos desconhecidos pelo teu corpo e isso pode levar a problemas de saúde como furúnculos, espinhas ou infeções mais graves.
Já sabes, lava a toalha com regularidade pois nunca é demais!