Sabe o que acontecer simplesmente ao colocar uma mola num determinado ponto da orelha? Na verdade, este é um tratamento de reflexologia alternativo relacionado com a sinestesia.
Já alguma vez deu por mexer a mandíbula ao utilizar uma tesoura? Isso deve-se a um cruzamento neurológico no cérebro, fenómeno bastante útil na cura de várias partes do corpo.
Segundo a reflexologista Helen Chin Ele, “cada orelha contém um mapa completo reflexo do sistema nervoso central do corpo”, repleto de terminações nervosas e diversas ligações.
Esta técnica de reflexologia é simples e pode ajudar bastante no dia-a-dia. Basicamente, consiste em aplicar alguma pressão em cada um de 6 pontos na orelha (ver imagem), que lhe vão aliviar as dores em pouco tempo.
- 1. Ombros e costas
A zona da orelha assinalada com o número 1 está ligada às costas e ombros. Coloque uma mola a fazer pressão desse ponto durante 1 minuto. Pode repetir várias vezes por dia para sentir um alívio e menos tensão nas costas e ombros.
- 2. Órgãos internos
O ponto número 2 está associado ao desconforto e dores internas do corpo. Se tiver dores agudas, deve consultar o médico imediatamente, mas se não forem muito fortes, tente colocar uma mola nesse ponto da orelha para sentir algum alívio.
- 3. Articulações
O ponto número 3 está ligado às inflamações e à rigidez nas articulações. Coloque uma mola nesse ponto para ajudar a aliviar essas situações.
- 4. Garganta e sinusite
A zona da orelha assinalada com o número 4 está associada à garganta. Repita a técnica referida anteriormente nesse ponto para minimizar os sintomas da sinusite e o desconforto na garganta.
- 5. Digestão
O ponto número 5 está ligado a problemas digestivos, por isso depois de comer algum alimento que lhe provoque desconforto no estômago, coloque uma mola nessa zona com antecedência para prevenir.
- 6. Cabeça e coração
O ponto número 6 está associado à cabeça e coração, as partes mais importantes do corpo. Aplique pressão nesta zona com uma mola para aliviar dores de cabeça e melhorar a saúde cardíaca.