Costumas beber refrigerantes?
Se sim, devias parar imediatamente! Mesmo que o refrigerante seja de dieta, é igualmente prejudicial à saúde ou até pior, segundo alguns especialistas.
Entre os males dos refrigerantes, encontram-se:
- Osteoporose
O consumo de bebidas muito doces aumenta o risco de osteoporose devido à ação do ácido fosfórico, que impede a absorção do cálcio e enfraquece os ossos. Segundo um estudo da Tufts University, as mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes por semana tinham uma perda óssea média de 4% (em zonas como os quadris), mais que o grupo de mulheres que optavam por outro tipo de bebida.
- Obesidade
O consumo de refrigerantes está muito associado ao excesso de peso e à obesidade. O aumento das calorias leva a que isso aconteça e mesmo os refrigerantes de dieta podem levar ao aumento de peso. Vários estudos comprovam que os refrigerantes sem açúcar causam um aumento da cintura.
- Diabetes
Um estudo feito com 90 mil mulheres revelou que as que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar estavam mais sujeitas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose e a resistência à insulina.
- Enfartes
Os investigadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de um refrigerante aumenta em 20% a possibilidade de vir a sofrer um ataque cardíaco durante um período de 22 anos, risco que aumenta conforme a quantidade de bebidas ingeridas.
- Triglicerídeos
Mesmo que a pessoa não aumente de peso, os refrigerantes com açúcar podem prejudicar a sua saúde cardiovascular, principalmente a das mulheres. Aquelas que consomem refrigerantes estão mais sujeitas a desenvolver níveis elevados de triglicerídeos.
- Cáries
O açúcar dos refrigerantes pode causar cáries dentárias aos seus consumidores.
- Cálculos renais
Grande parte dos refrigerantes possui oxalato, que pode causar problemas como cálculos renais.
- Insónia
Os refrigerantes também podem alterar os padrões dono e causar insónias devido aos seus níveis de açúcar altos.
- Gastrite
A grande concentração de açúcar, aditivos e o pH ácido contido nos refrigerantes pode provocar problemas digestivos.
Partilha!