Grão-de-bico ajuda a emagrecer e afasta a depressão! Mas não é só isso!

O grão-de-bico é muito utilizado, principalmente na culinária árabe, para confecionar diversos pratos, frios ou quentes. Estes pratos variam entre saladas, sopas, pastas, patês e, surpreendentemente, até mesmo doces.

Esta leguminosa, que está cada vez mais presente na cozinha portuguesa, é bastante nutritiva, rica em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. O grão-de-bico ajuda a emagrecer, afasta a depressão e é até benéfico para pessoas que sofram de diabetes.

Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition revela que uma alimentação que inclua grão-de-bico pode reduzir o colesterol total e o ruim (LDL). Os investigadores acreditam que isto se deva à presença dos ómegas 3 e 6, que estão associados à diminuição do índice de gorduras no sangue e à prevenção de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e AVC.

As fibras desta leguminosa são normalmente solúveis em água, o que diminui a absorção de açúcar, gordura e colesterol, contribuindo assim para o bom funcionamento do coração.

grao_bico

O grão-de-bico ajuda ainda a regular o intestino e dá uma sensação de saciedade que ajuda a controlar a fome e, consecutivamente, a manter o peso.

Pode ser combinado com arroz uma vez que fornece proteínas de qualidade, praticamente livres de água e gorduras.

As grávidas devem usufruir dos benefícios oferecidos por esta leguminosa, pois é rica em ácido fólico, o que previne problemas no feto.

Para as pessoas com diabetes interessa saber os hidratos de carbono do grão-de-bico são digeridos e absorvidos pelo organismo de forma lenta, o que aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue.

O grão-de-bico também melhora o humor e combate a depressão pois aumenta a produção de serotonina.

Esta leguminosa possui ainda hormonas vegetais que ajudam à reposição hormonal, sendo eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e cancro de cólon.

Para além disso, o grão-de-bico aumenta a energia pois é rico em ferro, substância integrante da hemoglobina que transporta o oxigénio dos pulmões para todas as células do corpo e pertence aos principais sistemas enzimáticos para a produção de energia.

De seguida, fica a receita de farinha de grão-de-bico, incluída em muitas receitas saudáveis. Para fazer a farinha, são necessários os seguintes ingredientes:

  • 500gr de grão-de-bico

Modo de preparação:

  • Deixa o grão-de-bico de molho de 8 a 12 horas e troca a água algumas vezes;
  • Escorre e coloca os grãos numa assadeira;
  • Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até ganhar uma cor dourada, mexendo de vez em quando para evitar que queime;
  • Deixa arrefecer e bate no liquidificador até formar uma farinha;
  • Passa a farinha por uma peneira e volta a colocar no forno baixo durante 15 minutos para secar totalmente e vai mexendo a cada 5 minutos com uma espátula;
  • Deixa arrefecer e guarda a farinha num frasco bem fechado.