Nos seus primeiros anos de vida, as crianças passam muito tempo no chão, e sentar é uma das primeiras habilidades que elas desenvolvem.
Uma equipa de médicos do instituto Penfield Children’s Center, nos Estados Unidos da América, descobriu que as crianças podem adotar rapidamente uma postura incorreta. Segundo o estudo, muitas gostam de se sentar numa posição conhecida como “W” enquanto brincam, o que pode ser prejudicial para o seu futuro.
Vários cientistas da Universidade de Lousiville, também nos Estados Unidos, têm constatado que este hábito é frequente em crianças com paralisia cerebral, porque como têm os músculos mal formados devido à doença, sentam-se nesta posição que exige pouca força.
Porém, para crianças saudáveis, sentar nesta posição pode ser muito negativo porque os impede de treinar os músculos desde cedo. Para além disso, a posição em “W” faz com que as articulações e tendões sejam utilizados de forma incorreta, o que pode causar problemas em adultos.
Ao sentar-se em “W”, as crianças acabam por limitar os movimentos da parte superior do corpo, e por isso não devem ficar muito tempo nesta posição. Devido aos joelhos e quadris torcidos, o corpo faz mais esforço na zona das coxas, nádegas e no tendão do calcanhar, sobrecarregando estas regiões. Assim, os tendões vão-se encurtando ligeiramente e sentar em “W” durante muito tempo pode afetar a estabilidade do sistema muscular.
Portanto, devemos corrigir as crianças quando se sentarem dessa forma e ensinar-lhes outras, como sentar de pernas cruzadas, com ambas para a frente ou ambas dobradas para um lado. O importante é que a criança consiga girar em todas as direções, permitindo o treino dos músculos. A criança deve mudar os seus maus hábitos desde cedo e variar as suas posições sentadas.
Partilha a informação!