Este sabonete pode causar cancro e quase toda a gente o usa – inclusive tu!

Atualmente, grande parte das pessoas utiliza sabonetes antibacterianos para fazer a sua higienização.

A parte má é que a maioria destes sabonetes contém uma substância bastante prejudicial à saúde que pode causar problemas graves, como cancro.

Por falta de divulgação, as pessoas não têm essa noção e acabam por abusar do consumo de produtos com essa substância: o triclosan.

Infelizmente, o triclosan é utilizado numa grande variedade de produtos, como sabonetes, pastas de dentes, sabonetes bactericidas, desodorizantes, sabão para lavar roupa, perfumes, objetos de primeiros socorros com função antimicrobiana, roupa, sapatos, carpetes, plásticos próprios para ser utilizados em alimentos, brinquedos, roupa de cama, colchões, adesivos, equipamentos como o ar-condicionado, tintas, mangueiras de combate a incêndios, banheiras, equipamentos de produção de gelo, borrachas, escovas de dentes e até pesticidas!

triclosan_-_sabonete

Várias pesquisas provam que o triclosan aumenta a resistência às bactérias, isto é, fazer com que as bactérias que pretendemos eliminar se tornem cada vez mais resistentes, podendo resultar no surgimento de superbactérias, altamente resistentes e mortais.

Para além disso, pode ainda contribuir para a resistência a antibióticos.

É possível que, depois de parar de usar um cosmético com triclosan como ingrediente principal, o efeito causado seja precisamente o agravamento do que se pretende evitar! Por exemplo, nos desodorizantes, o mau odor nas axilas será mais fortes pois as bactérias tornam-se mais resistentes e multiplicam-se.

Porém, o pior é que o triclosan, que é também um pesticida, pode afetar o sistema hormonal do corpo – principalmente as hormonas da tiróide, responsáveis pela regulação do metabolismo.

Vários investigadores da Virginia chegaram à conclusão que o uso de sabonetes antibacterianos e outros produtos com triclosan pode expor as pessoas a quantidades substanciais de clorofórmio, formado pela reção do triclosan com o cloro da água corrente.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA classifica o clorofórmio como uma causa provável de cancro.

Para diminuir a exposição exagerada ao triclosan, deves verificar o rótulo do teu sabão/sabonete. Caso este contenha triclosan, substitui-o por outro mais natural.

Existem no mercado produtos alternativos que usam antimicrobianos naturais em vez de triclosan, como os óleos essenciais de alecrim, pitanga, cravo-da-índia, camomila e canela.

O bicarbonato de sódio é também uma boa opção para fins cosméticos e higiénicos.