Dicas

Um mês antes de um ataque cardíaco, o corpo vai avisar com estes 6 sinais! É importante que os conheças!

Nos Estados Unidos da América, 25% das mortes que ocorrem anualmente devem-se a ataques cardíacos, tornando esta a principal causa de morte no país, à frente do cancro. As principais causas dos ataques cardíacos são a pressão arterial alta, colesterol alto e tabagismo.

Segundo informações fornecidas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), existem 5 condições que aumentam consideravelmente o risco de ataque cardíaco: a diabetes, o excesso de peso/obesidade, a má alimentação, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool. Cerca de metade dos ataques cardíacos acontecem fora do hospital, sem ser possível fazer algo para salvar a pessoa, e por isso é importante detetá-lo o mais cedo possível.

De acordo com um estudo realizado pelo CDC em 2005, 92% dos inquiridos sabiam que o desconforto no peito é um sintoma de ataque cardíaco, mas apenas 27% sabiam de todos os outros sintomas que podem evidenciar que estás perto de ter um ataque cardíaco. Esses 27% souberam quando chamar o 911 (número equivalente ao 112 de Portugal) ao ver todos os sintomas acontecerem.

Deixamos-te os 6 principais sinais para conseguires identificar se alguém está a ter um ataque cardíaco e poderes intervir a tempo para salvar vidas.

og_10283_57e1771ae8362

  • Desconforto no peito

É o sintoma que quase todos conhecem, mas acontece de várias formas. Uns sentem pressão no peito enquanto outros sentem um ardor ou uma espécie de beliscão, uns sentem-no enquanto estão a fazer exercício físico, enquanto outros sentem enquanto estão em repouso. Portanto, o melhor a fazer é consultar um médico caso sintas dores no peito. Atenção que também se pode estar a ter um ataque sem sentir este desconforto, o que é mais comum entre as mulheres.

  • Sentir cansaço sem motivo

Caso estejas em casa sem fazer nada, a almoçar ou a ver um pouco de televisão, e comeces a sentir cansaço sem teres tido um dia difícil, pode tratar-se de um sintoma de ataque cardíaco. Como o coração tem de se esforçar mais quando as artérias começam a fechar, até a mais simples das tarefas pode ser cansativa.

  • Sintomas de constipação duradouros

Também ter sintomas de constipação durante muitos dias pode ser um indicador de ataque cardíaco. O que acontece é que, à medida que o coração tenta enviar sangue para todo o corpo, algum desse sangue vaza para os pulmões. Se, quando tossires ou espirrares, houver um muco branco adjacente, pode ser mau sinal.

  • Inchaço

Quanto mais o coração tem de se esforçar para bombear o sangue para o corpo, maior a probabilidade das veias incharem, causando um efeito de inchaço na pele. Normalmente, estes inchaços acontecem nos pés, tornozelos e pernas, pois são os mais longínquos do coração.

  • Tontura

Como o coração estará mais frágil, o sangue bombeado para o corpo será menor, podendo não chegar o suficiente ao cérebro. Se te sentires muitas vezes tonto, deves visitar um médico.

  • Falta de ar

O coração e os pulmões são como colegas da mesma equipa, e se um começa a trabalhar mal, o outro vai-se abaixo também. Portanto, se o coração começar a falhar, os pulmões não irão receber a quantidade de oxigénio suficiente, o que dificulta a capacidade respiratória.

Se sentires um ou mais destes sintomas, deves consultar imediatamente um médico pois podes correr risco de vida.

Mais Vistos

Copyright © 2016 Tá Mesmo Brutal

To Top