É este o perigo de comer carne de porco! E a forma de a cozinhar para eliminar os riscos!

Se costumas comer carne de porco, é importante teres certos cuidados. Apesar de a carne ser saborosa, ela pode ser prejudicial para a saúde se não for corretamente preparada.

O ex-jogador de futebol Leonardo morreu vítima de neurocisticercose, doença originada pela ingestão de carne de porco mal preparada.

Esta doença infeta o sistema nervoso central através do embrião do verme ténia. O cérebro é gravemente afetado e a pessoa pode mesmo ficar com epilepsia.

Os principais sintomas desta doença, que atinge cerca de 400 mil pessoas a cada ano na América Latina, são cegueira, convulsões e dores de cabeça.

A ténia de porco (taenia solium) infeta as pessoas através de carnes de porco mal confecionadas ou contaminadas com fezes.

Enquanto permanece viva no corpo, não é perigosa, mas passa a ser quando entra em contato com o ácido gástrico no estômago, que é quando morre e se transforma em larvas, cistos chamados oncosferas.

As oncosferas podem entrar para dentro de um músculo, olhos e cérebro, onde causam a inflamação.

carne_porco_saude

Para te protegeres, toma os seguintes cuidados:

  • Não comer carne de porco era o ideal, mas se fizeres questão de o fazer consome carne de porco feita em casa e preparada com muito cuidado;
  • Primeiro deixa a marinar com um pouco de sumo de limão e alecrim, para iniciar o processo de desinfeção;
  • Cozinha bem a carne;
  • Assim que estiver bem cozida, deixa-a repousar durante 3 minutos antes de a cortar. Isto vai ajudar a destruir quaisquer parasitas que estejam presentes;
  • A higiene adequada das mãos também ajuda a prevenir a propagação da teníase. Lava-as sempre depois de ir à casa de banho;
  • Se estiveres numa área com saneamento deficitário, bebe sempre água engarrafada ou fervida em panelas de vidro ou inox.

Partilha esta informação!