A casa de banho é um dos sítios mais sujos da casa, e mesmo as pessoas que a limpam com regularidade podem cometer erros de higiene graves, como:
- Não tapar a sanita quando puxa o autoclismo
Quando puxas o autoclismo com o tampo da sanita para cima, as partículas de germes da água podem espalhar-se pelo ar e atingir grandes distâncias. Um estudo recente encontrou resíduos de matéria fecal em escovas de dentes!
- Guardar a escova de dentes no armário da casa de banho
Algumas pessoas pensam que esta é a melhor forma de resguardar a escova das bactérias, mas na verdade, ao estar guardada num armário a escova não tem tempo para secar entre utilizações e torna-se terreno fértil para a propagação de bactérias.
- Deixar os pincéis de maquilhagem na bancada da casa de banho
Tudo o que se aplica na pele, especialmente na zona do rosto, deve ser guardado fora do alcance dos germes da casa de banho. Para além disso, o calor e a humidade da casa de banho podem aumentar o risco da multiplicação de bactérias nos pincéis. Mantém os produtos de beleza em caixas ou gavetas e lava os pincéis de maquilhagem com frequência.
- Usar a esponja de banho durante demasiado tempo
As esponjas de banho, sempre húmidas e com resíduos de pele morta, são o sítio ideal para a propagação de bactérias. Deixa a esponja a secar após cada utilização e troca-a a cada três ou quatro semanas.
- Deixar as toalhas secar nos varões ou ganchos da casa de banho
Deve-se lavar as toalhas de banho a cada três utilizações e deixá-las secar ao ar livre ou num estendal. Ao deixá-las em varões ou ganchos a humidade e restos de sabão poem ficar presos nas fibras, o que gera bolor e bactérias.
- Arejar a divisão poucas vezes
A casa de banho é um lugar que está sempre sujeito a vapores e a humidade, o que atrai bolor e fungos. Por isso, é importante abrir a janela sempre que possível. Caso não tenhas janelas, liga a ventoinha ou o desumidificador durante 15 a 20 minutos após cada banho.
- Não lavar a cortina do banho
Para além de a cortina do banho poder ficar com bolor, também abriga muitas bactérias, sendo importante lavá-la com frequência e deixá-la secar após cada banho esticando-a completamente. Geralmente até dá para lavar a cortina à máquina, por isso não será um processo muito trabalhoso.
- Utilizar o telemóvel na casa de banho
Tudo aquilo que levares para a casa de banho pode ficar contaminado por germes ou matéria fecal, por isso deves evitar levar para esta divisão aparelhos que não desinfetas regularmente e que estão em contacto com as tuas mãos e rosto de forma frequente.
Partilha com os teus amigos e familiares no Facebook!