Médica diz quais os 10 piores alimentos de todos os tempos e por que nunca os deves comer!

Michelle Schoffro Cook, nutricionista e médica canadense da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular, elaborou uma lista de comidas e bebidas que considera serem as mais perigosas de sempre.

Aqui ficam as mesmas, por ordem decrescente:

10º lugar: gelados

Embora existam versões mais saudáveis que os gelados industrializados, a nutricionista alerta para o facto de estes alimentos conterem altos níveis de açúcar, gordura trans, corantes e outras substâncias artificiais que possuem neurotoxinas (danosas para o cérebro e sistema nervoso).

9º lugar: salgados de milho

Desde que surgiram os alimentos transgénicos, maior parte do milho que ingerimos é prejudicial ao organismo, podendo causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, mudanças de humor, ganho de peso e irritabilidade. Para além disto, grande parte destes salgados é frita em óleo, o que é extremamente nocivo para a saúde. As pipocas de milho transgénico estão incluídas neste grupo, especialmente as de micro-ondas.

8º lugar: pizza

Michelle afirma que nem todas as pizzas são más para a saúde, mas a maior parte das que são vendidas congeladas possui condicionadores de massa artificiais e conservantes. Como são feitas com farinha branca, estas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, o que origina aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: batata frita

As batatas contêm gorduras trans, associadas a muitas doenças, e acrilamida, uma das mais potentes substâncias cancerígenas, que é formada quando as batatas brancas são aquecidas a altas temperaturas. O óleo utilizado para fritar as batatas torna-se rançoso na presença de oxigénio ou altas temperaturas e pode originar inflamações.

6º lugar: salgados de batata

Estes salgados contêm altos níveis de acrilamida, perigosa substância cancerígena.

5º lugar: bacon

O consumo regular de carnes processadas, como o bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Estudos comprovam que consumir 14 porções de bacon por mês pode prejudicar seriamente os pulmões.

4º lugar: cachorro-quente

Segundo um estudo da Universidade do Havai, consumir cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de cancro do pâncreas até 67%. O nitrito de sódio, encontrado nas salsichas dos cachorros-quentes e no bacon, é uma substância cancerígena que está associada a doenças como a leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebés cujas mães ingeriram muito essa mesma substância. Para além disso, esta substância pode causar cancro colorretal.

3º lugar: donuts

Entre 35 a 40% dos donuts é feito de gordura trans, o pior tipo de gordura existente, associada a doenças cardíacas e cerebrais e cancro. Os donuts estão cheios de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares e têm, em média, 300 calorias por unidade.

2º lugar: refrigerante

Segundo uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui, em média, 10 colheres de chá de açúcar (150 calorias), entre 30 a 55mg de cafeína, e está cheia de corantes artificiais e sulfitos.

Os refrigerantes são extremamente ácidos para o organismo e são necessários 30 copos de água para neutralizar a sua acidez, o que é bastante perigoso para os rins. O seu consumo está associado ao enfraquecimento de ossos, osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: refrigerante dieta

A nutricionista Michelle escolheu o refrigerante dieta como o pior alimento de todos os tempos porque, para além de conter todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, maioria ainda contém o adoçante aspartame.

Esta substância está relacionada com ataques de ansiedade, compulsão alimentar por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, cansaço, dores de cabeça, perda auditiva, palpitações, hiperatividade, insónias, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, tensão pré-menstrual, cãibras musculares, problemas reprodutivos e pode mesmo ser fatal.

Os efeitos causados pelo aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crónica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla e pós-pólio.

Pelo bem da tua saúde, deves restringir o consumo de todos estes alimentos.

Partilha!