A garganta é uma porta de entrada de vírus e bactérias para o nosso organismo, e quando o nosso sistema imunitário falha, é das primeiras partes do corpo a ser afetada.
É por isto que sofremos de dores de garganta, muitas vezes associadas a gripes, amigdalites, faringites ou laringites.
A ação irritante do cigarro e da poluição também podem contribuir para a dor de garganta.
Antes de recorrer a antibióticos agressivos para o organismo, tenta as seguintes receitas caseiras logo no início da inflamação:
- Sumo de gengibre e abacaxi
Bate 1 pedaço de 3cm de gengibre, 1 chávena de abacaxi e 150ml de água no liquidificador. Filtra a mistura e toma o sumo na hora.
- Mel e açafrão
Mistura bem 200 gramas de mel de boa qualidade, 2 colheres de sopa de açafrão-da-terra em pó e uma pitada de gengibre em pó ou ralado ou pimenta-do-reino moída na hora. Guarda a mistura num pote de vidro bem tapado e consome-o da seguinte forma assim que sentires os primeiros sintomas de infeção:
Dia 1 – toma 1 colher de sopa a cada hora
Dia 2 – toma meia colher de sopa a cada 2 horas
Dia 3 – toma meia colher de sopa 3 vezes durante o dia
- Chá de gengibre e limão
Ferve meio litro de água e acrescenta 2 colheres de sopa de gengibre ralado e meio limão com casca. Consome 2 chávenas do chá morno por dia.
- Gargarejo com água morna com sal
Gargareja com água morna e sal várias vezes por dia para reduzir a inflamação na garganta e soltar o catarro. Nunca engulas o líquido, pois está cheio de bactérias. Este passo não é recomendado a hipertensos.
- Gargarejo com chá de romã
Leva ao lume 3 colheres de sopa de casca, caule ou raiz de romã com 1 copo de água. Quando ferver, desliga o lume e espera até o chá ficar morno. Aí, adiciona 1 colher de chá de sal e outra de vinagre e gargareja 3 vezes ao dia. Repete o procedimento até à cura total.
- Gargarejo com leite de magnésia
Gargareja com uma solução de 1 colher de sopa de leite de magnésia e 3 colheres de sopa de água. Tenta deixar escorrer um pouco da solução enquanto gargarejas para que atinja a parte irritada da garganta.
Nota: consulta sempre o teu médico antes de iniciar um tratamento natural.