O uso do sutiã tem benefícios como sustentar os seios, dar-lhes volume e modelá-los. Porém, vários cientistas defendem que as mulheres não devem usá-lo.
Estes cientistas pedem às mulheres que parem de utilizar sutiã, pois a sua utilização pode causar problemas de saúde, como o cancro da mama.
Jean Dennis Rouillion, investigador da Universidade de Franche-Comté, na França, realizou uma experiência com 330 mulheres entre os 18 e os 35 anos que usam sutiã desde jovens. Esta experiência, que durou 15 anos, veio confirmar que o uso desta peça íntima tem um efeito negativo sobre a saúde e causa flacidez mamária e sensibilidade nos seios.
Durante a investigação, algumas voluntárias interromperam o uso de sutiã e verificaram que os seus seios levantaram-se cerca de 7 milímetros.
Outro estudo realizado por Sydney Ross Singer e Soma Grismaijer, um casal de médicos americanos, demonstrou que as mulheres que usavam sutiãs apertados o dia todo, diariamente, tinham um risco muito mais elevado de desenvolver cancro da mama do que as que não usavam.
Este estudo comprova que o sutiã pode comprimir os vasos linfáticos e levar a uma acumulação de líquido tóxico, que deve ser drenado por meio deste sistema.
Quando estes vasos se fecham, as células perdem oxigénio e nutrientes e os resíduos tóxicos acumulam-se.
Ambas as pesquisas provaram que o sutiã interfere com a circulação do sangue e que se as mulheres abdicarem do seu uso estarão a estimular a produção de colagénio e a melhorar a elasticidade da pele.
Como alternativa, podem optar por substituí-los por blusas finas, dependendo sempre da roupa que usar.
Se não te sentires confortável para deixar de usar sutiã, procura evitar os mais apertados e com aros.
Partilha!