A teimosia já não é considerada um defeito, e não é preciso substituir a palavra por persistência ou perseverança. Segundo um novo estudo, se costumas chamas teimoso ao teu filho, isso já não se trata de um mero traço de personalidade!
As crianças com grande força de vontade, considerada uma qualidade, são naturalmente teimosas e isso pode evitar que no futuro sigam a influência de más companhias e arranjem problemas.
O estudo que chegou a essa conclusão foi publicado na Time e seguiu vários estudantes desde a escola primária até à idade adulta. As crianças que quebram as regras e desafiam os pais têm tendência para se tornar excelentes alunos e vir a ser os mais bem pagos.
As crianças foram avaliadas pelos traços de personalidade e pelo desafio, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos. Passados 40 anos, os investigadores foram investigar o que lhes tinham acontecido e descobriram que existe uma ligação entre quebrar as regras e desafiar a autoridade parental e um melhor salário no futuro.
Embora o estudo não explique a razão de existir uma correlação tão grande entre as duas situações, os autores defendem que estas crianças são mais competitivas na sala de aula, o que leva a um aumento das notas. Em adultos, vão ser mais exigentes e dispostos a lutar pelos seus interesses financeiros, sem aceitar receber um cêntimo a menos que aquilo que realmente merecem, mesmo que acabem por irritar os colegas e amigos.
As crianças com força de vontade defendem aquilo que acreditam mesmo que não faça sentido e tentam consegui-lo a qualquer custo. Estas crianças têm tendência a fazer o que está certo e não a seguir aquilo que os amigos fazem. Se forem bem guiados pelos pais, podem tornar-se pessoas muito motivadas e com espírito de liderança.
Mas até a recompensa chegar, esperam-te muitos anos de discussões em que o teu filho quer sempre levar a sua avante.
O segredo está na comunicação: ouve o teu filho e tenta encontrar alguma lógica nos seus ideais para negociares e fazeres cedências.