Hoje vamos dar-lhe a conhecer Julian Rois Cantu, um rapaz cuja mãe foi diagnosticada com cancro da mama pela segunda vez.
Após vários anos a lutar contra o cancro, a mãe de Julian teve de se sujeitar a uma mastectomia dupla.
“O diagnóstico chegou demasiado tarde e a minha mãe perdeu os seios, e quase perdeu a vida”, conta o adolescente.
Depois de testemunhar a difícil jornada da mãe, Julian, que tinha 13 anos na altura, decidiu que queria ajudar as mulheres a detetar o cancro da mama o mais cedo possível e inventou um sutiã inovador para o efeito.
Embora as mulheres sejam incentivadas a fazer exames aos seios com regularidade, pode realmente ser difícil identificar alterações leves no corpo. A pensar nisso mesmo, Julian criou um sutiã com 200 sensores capazes de detetar sinais de cancro da mama precoces.
Esta inovação, que certamente vai salvar milhões de vidas, deve ser utilizada durante uma hora por semana. Ao longo dessa hora, os sensores do sutiã examinam a superfície do peito e reúne informações importantes, como a textura, cor, temperatura e fluxo sanguíneo.
Os dados são posteriormente enviados por Bluetooth para um computador ou aplicação que vai depois dar a saber se os seios estão saudáveis ou apresentam uma mudança preocupante.
O sutiã foi um sucesso, por isso Julian acabou por criar a sua própria empresa, a Higia Technologies, com apenas 17 anos.
O seu objetivo é aumentar a qualidade de vida das mulheres e ajudá-las a prevenir o cancro da mama.
Este jovem empreendedor é o exemplo perfeito do bem que pode resultar de uma experiência negativa.
PARTILHE!