Doar sangue é uma boa ação que pode salvar vidas mas infelizmente, muitas pessoas não chegam a doar e os dadores não voltam depois da primeira vez por medo das agulhas.
O medo ou mesmo a falta de hábito acaba por afastar potenciais dadores que podiam ajudar a repor os bancos de sangue. A pensar nisso, a Suécia criou a iniciativa de enviar uma mensagem de texto de agradecimento por telemóvel sempre que um dador ajudar um paciente.
Esta iniciativa é uma forma de mostrar aos dadores que o sangue doado está realmente a fazer a diferença na vida de alguém!
A Organização Mundial de Saúde esclareceu que uma das suas principais missões é alcançar 100% de doações de sangue voluntárias, objetivo colocado à prova constantemente por falta de dadores.
As pessoas que receberam mensagens do hemocentro de Estocolmo ficaram muito emocionadas e espalharam a notícia pelas redes sociais, trazendo visibilidade à iniciativa. “O mais importante é que os doadores voltem e doem novamente”, diz Karolina Blom Wilberg, gerente de comunicações do hemocentro.
Esta iniciativa evidencia a necessidade da doação voluntária para salvar vidas e já atraiu alguns doadores.
Várias organizações sem fins lucrativos têm encontrado alternativas para incentivar a doação de sangue, como dinheiro, vales de presente, bilhetes de cinema, férias pagas e até mesmo bilhetes de lotaria. Algumas têm até acordos com centros de saúde e oferecem exames de saúde gratuitos, como testes de colesterol.
O importante é a intenção, mas também sabe bem receber uma SMS a avisar que acabaste de salvar uma vida, certo? Independentemente disso, ajuda o hemocentro mais perto de ti: não custa nada e pode fazer a diferença toda na vida de alguém!
Partilha esta iniciativa com os teus amigos!