Se um carro for deixado um dia inteiro estacionado à sombra (com janelas fechadas) pode ter entre 400 a 800mg de Benzeno.
No entanto, se estiver ao sol e estiver uma temperatura superior a 16ºC, vai subir para 2000 a 4000mg de Benzeno, o que é 40 vezes mais que o recomendado.
O Benzeno corresponde a uma substância tóxica que prejudica os rins e o fígado, sendo agravado pelo facto de o organismo não ter a capacidade de expulsar facilmente esta toxina.
Quando as pessoas se fecham em carros nestas condições vão inevitavelmente inspirar enormes quantidades desta substância.
No manual do condutor é possível encontrar-se a informação de que se deve abrir as janelas e mantê-las abertas durante dois minutos quando se liga o ar condicionado. Isto porque, segundo um estudo realizado, antes de ser libertado o frio é solto o ar quente do plástico libertando Benzeno. Não se consegue aperceber logo do cheiro do plástico quente e isto pode provocar cancro, anemia, a redução das células brancas no sangue ou intoxicar os ossos. Pode ainda provocar um aborto.
“Por favor não ligar o ar condicionado ou simplesmente o ar, imediatamente ao se entrar no carro. Primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas até uns minutos”.
O nível recomendado de Benzeno em locais fechados é 50mg/929cm2.
Por isso, não te esqueças de não fechar logo a porta assim que entras no carro e abrir as janelas. Passa a mensagem.