Se tens uma irmã mais velha, de certeza que muitas vezes tens a sensação de ter uma segunda mãe, o que pode levar a algumas discussões e rebeldia.
Mesmo que a aches chata maior parte das vezes, tenta colocar-te na sua posição e refletir sobre algumas coisas, como por exemplo:
- A educação dela foi mais rígida que a tua
Tendo sido a primeira e única filha na família durante alguns anos, os pais não sabiam bem o que fazer e, com medo de arriscar, acabaram por implementar muitas regras e controlo. Com o nascimento de outro filho, os pais já têm mais experiência e tornam-se mais flexíveis.
- Ela sempre ouviu “és a irmã mais velha”
Supostamente, a irmã mais velha deve ser sempre a mais responsável e sensata e não lhe deixam espaço para possíveis caprichos ou teimosias, que no fundo fazem parte de qualquer pessoa. De repente, ter a responsabilidade de se comportar sempre perante uma nova presença, pode ser bastante frustrante.
- Ela tentava ser um bom exemplo para ti
A tua irmã mais velha sempre se sentiu no dever de agir de forma diferente em frente aos amigos, pois desde cedo teve que aprender a comportar-se de forma mais adulta, porque segundo os pais tinha de ser o exemplo para irmã mais nova. Isto é, não só ela influenciou a tua educação como tu a dela.
- Por vezes era difícil para ela lidar com o teu mau humor
Muitas vezes era a tua irmã mais nova que te ajudava a resolver os problemas, quer fosse com familiares, amigos, namorado ou mesmo na escola, acabando por passar para ti as experiências e conhecimento dela. Isso podia soar aborrecido e deixar-te de mau humor, mas ela tentava sempre continuar a ajudar-te e a proteger-se.
- Ela sabia que tinhas de errar
A tua irmã aconselhava-te e partilhava contigo as suas experiências, mas sempre soube que tinhas de passar por situações complicadas para aprenderes por ti. Aí, ela observava e não intervinha, mas encontrava-se sempre por perto para te ouvir nos piores momentos.
- Ela ajudava os teus pais a perceber-te
Não foram poucas as vezes em que teve de fazer de intermediária e que te defendeu mesmo quando não tinhas razão, explicando aos pais o porquê de te comportares daquela forma, pois revia-se nesse comportamento.
- Ela preocupou-se quando cresceste e começaste a namorar
Ao tornares-te adolescente, a tua irmã mais velha aconselhou-te sobre rapazes, ensinou-te sobre maquilhagem e moda e respondeu-te às perguntas que tinhas vergonha de fazer aos teus pais. Embora tenha ficado feliz por te ver apaixonada, também sentiu preocupação pela possibilidade de te magoares.
- Ela teve de ser cruel
Se às vezes a tua irmã mais velha parecia não querer saber dos teus problemas e que discutia contigo só por puro prazer, a verdade é que ela usava essa estratégia para te motivar e dar-te mais força e personalidade.
- Ela sentia-se completamente perdida muitas vezes
A tua irmã mais velha já teve de fazer de amiga, professora, mãe, sem qualquer preparação para isso. Embora tivesse muitas dúvidas sobre como agir corretamente, sempre aceitou o desafio por gostar tanto de ti.
- Ela está sempre disposta a ajudar-te
Nada faz a tua irmã mais feliz do que saber que é a primeira pessoa a quem recorres quando precisas de ajuda, pois está sempre disposta a ajudar-te como se os teus problemas fossem dela.
Uma irmã é uma grande influência na formação do nosso caráter e personalidade e o amor entre irmãos é maior do que tudo, pois para além de familiares são verdadeiras amigas. Esse laço durará para sempre.