Nesta altura fria do ano, maior parte das pessoas gasta uma fortuna em eletricidade para conseguir manter a casa agradavelmente aquecida.
Para evitar isso, vamos dar a conhecer alguns truques que podem ajudar a atenuar os custos ao final do mês:
- 5 minutos são suficientes para deixar a casa ventilada
Se tiveres janelas pequenas, deixa-as abertas durante 10 minutos, caso contrário bastam 5. Evita abri-las durante as horas mais frias e opta por fazê-lo na altura em que o sol incidir mais fortemente sobre a casa.
- Conserva o calor onde estiveres
Quando estiveres numa divisão, fecha a porta de todos os quartos vazios. Desta forma, vais gerar pequenas concentrações de calor nas divisões em que te encontras.
- Tira partido do sol
Aproveita os momentos em que o sol estiver a incidir sobre a casa para fechar todas as janelas e afastar as persianas ou cortinas que atrapalhem a entrada de luz. Evita abrir as janelas e espera pelo por do sol para fechar as cortinas e persianas, impedindo que o ambiente arrefeça bruscamente.
- Trata das fendas
Revista a casa ao pormenor em busca de pequenas saídas de ar para as poderes tapar e evitar a entrada de ar frio. Uma boa opção é utilizar fita isolante para tapar as fendas existentes em portas, janelas ou outros sítios, mas também podes recorrer a massas reparadores ou até mesmo silicone.
- Presta atenção a obstáculos naturais à luz
Não é possível controlar tudo à nossa volta, mas caso tenha direitos sobre as árvores por volta de casa, é importante ter as mesmas em consideração pois podem dificultar a entrada dos raios solares na mesma. Se as árvores forem de folha perene, deves podá-las sempre que possível, e se for possível escolher, opta por vegetação de folha caduca.
- Joga com as cores
Os objetos absorvem tanto mais calor quanto mais escura for a sua cor, por isso a cor preta retém aproximadamente 98% do calor a que é exposta, seguindo-se a cor cinzenta (90%) e o verde-escuro (79%). Maior parte das casas é pintada em tons de branco, e no inverno isso pode ser um problema pois as cores mais claras não têm a capacidade de absorver energia. Investe numa poltrona escura e coloca-a numa posição direcionada para o sol para te manteres aquecida.
- Utiliza tapetes
No decorrer do Inverno, o chão costuma ter uma temperatura baixa, o que pode ser evitado com o uso de tapetes. Os tapetes ajudam a conservar as temperaturas elevadas e devem ser uma opção a considerar, principalmente em chãos feitos de materiais frios, como mármore ou pedra.
- Investe numa bicicleta estática
Fazer exercício físico é uma das formas mais rápidas e naturais de nos aquecermos, e ainda ajuda a melhorar a circulação sanguínea durante as estações mais frias. Mas como muitas vezes não nos apetece sair de casa no Inverno, o ideal é ter uma bicicleta estática ou passadeira por casa.
- Tem sempre uma manta por perto
O agasalho é um dos fatores mais importantes para nos mantermos devidamente aquecidos, e uma forma de o fazer é cobrir o corpo com mantas enquanto estamos parados em casa. Opta por uma manta polar, de lã (poliéster e algodão) ou mesmo flanela (fibras sintéticas), e acende algumas velas para gerar um ambiente mais acolhedor.
PARTILHA, são dicas bastante úteis!