Tem que ter respeito nas redes sociais também

Atualmente, as redes sociais fazem inevitavelmente parte das vossas vidas diárias, e como tal é necessário estabelecer algumas regras básicas para a sua utilização.

Em relação ao uso das redes sociais por parte de uma pessoa que se encontra num relacionamento amoroso, a autora Déborah Izy, do site A Soma de Todos os Afetos, deu a conhecer firmemente o seu ponto de vista.

Aqui fica o seu testemunho:

“Eu confesso ter preguiça de quem acha que rede social não se compara com a vida real. Se você pensa assim, desculpe, mas você é ignorante. A rede social é um lugar público, logo, todos podem ver o que você publica. Se você gosta de alguma página, todos os seus amigos vão saber. Se você fizer uma amizade nova, todos vão acabar por ver, se você colocar gosto nas fotografias de alguém, os outros vão poder ver.

Agora, vamos aonde entra a palavra respeito. Imagine a situação comigo. Você está com o/a sua namorado/a numa festa, de repente ela olha para um homem e aprecia-o. Noutras palavras, vamos dizer que ela GOSTOU DO QUE VIU, certo? Trazendo isso para a rede social, se você, mulher ou homem, que tem um compromisso, passa a vida a gostar das fotografias de outras pessoas, então gostou do que viu sim, e para mim, é falta de respeito para com a pessoa com quem está. E sabe porquê? Porque é uma situação MUITO desconfortável saber que todas as pessoas ali presentes na rede social sabem que o seu companheiro gosta de fotografias de outras mulheres. Vou repetir: tudo que você faz numa rede social, TODOS vêm.

“Ah, então quer dizer que eu não posso colocar gosto foto de ninguém?” – não é bem assim, claro. Não sejamos extremistas. Mas tal como na vida real, você sabe muito bem o que deve fazer, ninguém é inocente nesse aspeto.

Nós gostamos de fotografias de amigos, familiares, conhecidos. Mas para quê ficar a expor a sua namorada ao ridículo indo além disso? Para quê mostrar a todos que gosta da fotografia de uma ex ou de uma amiga atraente. Cada gosto que você dá aparece no feed, os outros podem ver, nós vemos, e ficamos sentidas. Porque se fosse na “vida real”, seria doloroso da mesma forma. Desconfortável. Ninguém quer passar por isso.

Outra coisa que me incomoda é adicionar novos amigos. Quando você namora, você tem de evitar abrir brechas para outras pessoas chegarem a si e fazer o seu relacionamento vacilar. Se todoos os dias aceita uma mulher/homem diferente na sua rede social, então há algo errado, e sim, é falta de respeito.

Não é proibido conhecer novas pessoas, mas muitos relacionamentos acabam aí. A rede social é uma ótima ferramenta, mas uma maldição quando não é bem usada.

Eu já terminei um relacionamento por causa dessas infantilidades, e confesso ter sido uma das melhores escolhas que eu fiz na vida. Ele tinha mau caráter na rede social e na vida real. Aos poucos, fui descobrindo que ele me estava a trair com muitas mulheres em cujas fotografias ele costumava colocar gosto.

Se uma pessoa não te respeita na rede social, meu/minha amigo/a, não te respeita em lugar nenhum. Pense nisso!”

Qual a sua opinião sobre este tema? Concorda com a autora? PARTILHE!