in

Se tem o tipo sanguíneo O, existem 8 coisas que precisa de saber

Existem quatro tipos de sanguíneo, mas apenas o tipo O pode dar sangue a todos, e esse estatuto de dador universal torna-o bastante especial.

Em algumas culturas, o tipo de sangue é tão importante que pode mesmo chegar a determinar se duas pessoas vão namorar.

Aqui ficam alguns factos sobre o tipo de sangue:

  • Tipos de sangue

Os tipos de sangue baseiam-se nos antígenos presentes ou em falta no seu sangue, tendo sido divididos em quatro no século XX pelo médico austríaco Karl Landsteiner.

Em situações de emergência, pode vir a precisar de uma transfusão de sangue, pelo que saber o seu tipo sanguíneo é bastante importantes.

Alguns tipos sanguíneos só aceitam certos tipos sanguíneos, e se alguém receber o errado, o seu sistema imunitário pode começar a atacar as próprias células e danificar seriamente o seu organismo.

  • Tipo O

O tipo sanguíneo O+ pode receber sangue do tipo O+ ou O-, mas o O- só pode receber sangue do tipo O-.

  • Doença cardíaca

Comparativamente aos outros tipos sanguíneos, como o AB, A e B, os indivíduos com sangue tipo O correm um risco inferior de desenvolver doenças cardíacas, circulatórias e cognitivas.

  • Traços de personalidade

Algumas culturas acreditam que o tipo de sangue tem influência na personalidade da pessoa. As pessoas com sangue O são tidas como gentis, recetivas e bondosas, mas não são compatíveis com as de todos os tipos, em particular as que têm o mesmo que elas. Normalmente, as pessoas com sangue tipo A combinam melhor com as do tipo O.

  • Dadores universais

As pessoas com sangue tipo O são dadoras universais, sendo que as de O+ podem doar a qualquer outro tipo de sangue positivo e as de O- a qualquer tipo de sangue. Se um recém-nascido estiver doente, o mais seguro é fazer uma transfusão de sangue do tipo O.

  • Características do tipo O

O tipo sanguíneo O, positivo e negativo, não têm antígenos A ou B no sangue, ao contrário dos tipos A, B e AB, mas têm anticorpos A e B no plasma. A nível mundial, cerca de 53% das pessoas têm sangue do tipo O+.

  • Riscos para a saúde

Apesar de a relação entre tipos sanguíneos e doenças ainda esteja a ser comprovada, alguns cientistas defendem que esta existe, e que pessoas com sangue tipo O são mais suscetíveis a infeções, como a tuberculose, e a problemas como úlceras duodenais.

  • Alimentação

Segundo alguns especialistas, alguns alimentos devem integrar a alimentação de certos tipos sanguíneos. Por exemplo, quem tem tipo O deve ter uma alimentação rica em proteína e vegetais e cortar nos laticínios e grãos. Como estão suscetíveis a problemas estomacais, devem tomar vitaminas.

PARTILHE!

Descubra um ingrediente poderoso para combater os cabelos brancos!

As roupas e estilos que uma mulher não deve usar depois dos 40, de acordo com Carolina Herrera