Homem Desiste De Abater Animais E Transforma Fazenda Em Santuário Para Abriga-los

Durante a infância, Mike Lanigan criou animais juntamente com a família, com o objetivo de vender carne no mercado. Porém, esta atividade não se prolongou muito porque após a faculdade e uma temporada no departamento florestal, Mike apercebeu-se que não queria isso para a sua vida.

Mike pretendia, sim, deixar o gado envelhecer ao seu lado e por isso decidiu criar uma espécie de santuário animal, um lugar tranquilo onde os animais podiam viver sem o medo de vir a ser mortos.

Atualmente, Mike está bastante satisfeito com o rumo que as coisas tomaram: “Este é o primeiro ano que nós não criamos porcos ou galinhas”, explica Edith Barabash, com quem trabalha no The Farmhouse Garden Animal Home.

Ao todo, Mike acolheu 21 vacas na fazenda, cavalos, gansos, e um burro de carga chamado Buckwheat, e oferece-lhes a possibilidade de conviver livremente num espaço de 40 hectares até ao fim da vida.

Mas Mike não quer parar por aí, e ambiciona conseguir ainda mais animais: “Pensei que talvez devêssemos começar a receber vacas resgatadas ou animais recolhidos pela sociedade protetora SPCA”.

Esta linda ação foi motivada por um camponês idoso responsável por cuidar dos bezerros na fazenda do pai de Mike, que o fazia com tanto amor que o deixou a refletir.

Certo dia, enquanto uma das vacas paria, Mike deu por si a pensar: “que hipocrisia da minha parte dar tanto amor a algo e o final ser tão diferente”.

A partir daí surgiu a ideia do santuário oficial, que Mike espera conseguir tornar oficial. Embora seja preciso muito dinheiro para poder alimentar todos os animais e tratar de todo o espaço, ele acredita que com o tempo tudo se consegue.

Apesar de tudo, Mike precisa de um meio de sustento, e como tal dedicou-se a plantar vegetais e vendê-los no mercado, e a verdade é que as vacas ajudam ao negócio!

“É essencial ter um herbívoro aqui. Há algo em ter um herbívoro na nossa terra que faz com que a fazenda seja mais saudável, e não é só o estrume. Existe uma inter-relação entre um herbívoro que anda pela terra e come a relva e a rotação de vegetais saudáveis”, explica Mike.

Se queres saber mais sobre a atitude maravilhosa de Mike e os seus animais, vê o vídeo!