in

Sabia que sacudir tapetes da janela pode dar multa?

Muitas pessoas têm o hábito de sacudir tapetes ou outros objetos a partir da janela de casa, sem saber que essa ação pode dar multa. Surpreendido também?

Considerada uma infração ao regulamento municipal, higiene e limpeza, o ato de sacudir coisas na janela pode dar uma multa que ultrapassa os 2 mil euros.

Segundo a DECO, Associação de Defesa do Consumidor, aconselha a informar-se com o condomínio sobre a existência de um manual de boas práticas ou código de conduta no edifício.

“O administrador do condomínio não tem de intervir. Nem deve fazê-lo, uma vez que se trata de um conflito entre vizinhos, e não sobre as partes comuns do prédio”, esclarece a DECO.

Para saber se sacudir tapetes a partir da janela dá multa onde vive, deve informar-se junto da autarquia, porque “nem todos os municípios têm regras definidas quando a este assunto”.

A Câmara da Nazaré passa multas entre os 249,40€ e os 2.493,99€ caso alguém sacuda indevidamente os seus objetos. Segundo o regulamento, é proibido “sacudir ou bater cobertores, tapetes, alcatifas, fatos, roupas ou outros objetos das janelas, varandas e portas para a rua”.

Porém, caso no seu condomínio haja uma regra de boas práticas que impeça os morados de sacudir objetos para a rua, deve queixar-se ao administrador do condomínio para não entrar em conflito com os vizinhos. Caso o problema não seja solucionado, pode denunciá-lo à câmara municipal.

PARTILHE!

14 motivos pelos quais ninguém deixa o Canadá

O Que Acontece Quando Um Pitbull Entra Num Galinheiro?