in

Porque é que a avó materna é tão importante na criação de uma criança

Os avós são elementos fundamentais na vida de uma criança, e segundo alguns estudos, a avó materna é a que mais influencia na formação dos netos – a explicação encontra-se nos genes.

Os especialistas dividiram a investigação sobre o relacionamento entre os netos e as avós maternas em 4 pontos:

  • Partilha do património genético

Geralmente, os avós partilham menos de 25% da herança genética com os netos, mas o DNA da avó materna acaba por ser superior relativamente aos restantes.

  • Laços mais estreitos

Como a avó materna partilha mais DNA do que os outros avós, têm uma ligação mais forte com os netos, até mesmo psicologicamente.

  • Segundas mães

Em termos genéticos, as avós maternas afetam 25% no cromossoma X dos netos dos dois sexos, enquanto as paternas transmitem o mesmo apenas às netas e não aos netos.

  • Transmissão das emoções

Segundo o romancista chileno Alejandro Jodorowsky, no processo de partilha dos genes, as mães também passam emoções para as filhas, que depois também as transmitem para as suas, e assim sucessivamente.

Este estudo não quer dizer que a ligação com os outros avós não é tão importante ou forte, e focou-se principalmente nos códigos genéticos e em como eram transmitidos para outros gerações.

Todos os avós são especiais e insubstituíveis na vida dos netos, PARTILHE!

Os geriatras confirmam: hoje podemos ser considerados idosos só depois dos 75 anos

Idoso de 75 anos socorre cão atropelado em carrinho de mão