Estamos todos habituados a ouvir que não se deve comer ovos todos os dias, devido ao perigo de aumentarem o colesterol e poderem engordar, e com a perpetuação destes mitos são permanentemente desaconselhados.
Porém, diversos estudos têm mostrado que não há razão para abdicar dos ovos na alimentação, e que mesmo a ingestão de 2 ou 3 por dia pode ser benéfica para a saúde!
Aqui ficam alguns dos benefícios de comer ovos:
• Diminuem o risco de doenças cardiovasculares
Um ovo de galinha possui 400mg de colesterol, um número bastante alto, e sabendo que o colesterol traz consigo um risco elevado de sofrer enfartes ou outras doenças cardiovasculares, é normal que as pessoas os evitem.
Contudo, ao contrário do que muita gente pensa, os ovos não aumentam o colesterol, pois o corpo baixa a própria produção de colesterol quando se consome uma grande quantidade do mesmo. Para além disso, só 1/3 do colesterol provém da nossa alimentação, sendo a maior parte gerada pelo nosso organismo.
O estudo que comprovou isto foi realizado pelo Biomedical Research Center, nos EUA, contando com 152 pessoas obesas, que foram distribuídas por 3 grupos.
As que pertenciam ao primeiro grupo podiam comer o que quisessem ao pequeno almoço, as do segundo grupo tinham de comer dois ovos, e as do terceiro uma fatia de pão.
A surpresa foi geral: não só as pessoas que comeram ovos perderam 65% mais de peso e 35% mais de gordura abdominal que as pessoas que comeram pão, como também não registaram quaisquer mudanças no colesterol.
O nível alto de ácidos graxos ómega 3 que encontramos nos ovos também baixam os níveis de triglicerídeos no sangue, podendo assim diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
• Diminuem o risco de defeitos de nascença por falta de ácido fólico
Um ovo possui 0.7 mcg (microgramas) de vitamina B9, o famoso ácido fólico. Caso uma grávida não ingira o suficiente desta vitamina ao longo da gestação, é possível que sejam gerados danos graves ao sistema nervoso do feto. Assim, aconselhamos a ingestão de ovos!
• Atrasam o processo de envelhecimento
Quando ingerimos ovos de aves criadas ao ar livre, estamos a atrasar o processo de envelhecimento e a baixar as probabilidades de virmos a ter cancro da pele. Segundo um estudo de um centro médico de Berlim, feito pelos investigadores Karoline Hesterberg e Jürgen Lademann, esses ovos possuem um forte pigmento amarelo orgânico, rico em carotenoides, antioxidantes que ajudam a manter o corpo jovem.
Como o corpo não é capaz de produzir carotenoides por si próprio, é necessário consegui-los através da ingestão de alimentos.
• Diminuem o risco de cancro
De acordo com um estudo partilhado pela Breast Cancer Research, a ingestão de ovos diária ajuda a baixar o risco de uma jovem vir a desenvolver cancro da mama em 18%.
Os ovos contém bastantes aminoácidos, minerais, vitaminas e ajudam a regular o estrogénio, hormona feminina. Sendo o aumento dos níveis de estrogénio que está associado ao cancro da mama, o consumo de ovos é aconselhado.
• Melhora a saúde da pele, cabelo e fígado
Ricos em biotina, vitamina B12 e proteína, os ovos são essenciais para assegurar um cabelo e pele saudáveis.
As proteínas e enxofre das gemas revitalizam o cabelo, e a lecitina ajuda a desintoxicar o corpo, protegendo órgãos como os intestinos e o fígado.
• Melhoram a visão
Os ovos possuem muita vitamina A, luteína e zeaxantina, importantes para desenvolver a visão diurna e noturna e proteger os olhos de toxinas.
Quando temos níveis baixos destas substâncias, corremos um risco maior de vir a sofrer danos no tecido ocular, cataratas ou outras doenças degenerativas.
• Ajudam a perder peso mais rapidamente
Os hidratos de carbono têm um índice glicémico maior que as proteínas, aumentando o nível de açúcar no sangue. Este aumento é bastante rápido a cair, deixando a pessoa novamente com fome e dificultando o processo da perda de peso.
Portanto, se pretende perder peso, aconselhamo-lo a escolher alimentos de baixo índice glicémico, como os ovos, com um índice glicémico de 0. São ideais para matar a fome e tornar o processo de emagrecimento mais fácil.
• Protegem o cérebro e estimulam o metabolismo
Ricos em colina, nutriente essencial para diversos processos metabólicos do organismo, ajudam a proteger o cérebro e a melhorar a memória. As mulheres grávidas devem consumir ovos pois a falta de colina pode fazer com que o bebé nasça prematuro ou com menos peso que o suposto.
• Mantêm os seus ossos saudáveis
Segundo um estudo realizado pelo Centro Nacional Para Biotecnologia da Informação em Bethesda, nos EUA, o cálcio, a vitamina D e as proteínas asseguram a saúde dos ossos, e os ovos são ricos em vitamina D.
Resumidamente, os ovos não são os inimigos da boa alimentação, e devem mesmo ser incluídos nela.
Porém, tenha atenção em comprar apenas ovos de aves criadas ao ar livre, uma vez que os ovos de aves em cativeiro possuem resíduos químicos.
As pessoas saudáveis podem comer até 2 ou 3 ovos por dia sem preocupações, mas quem sofre de diabetes ou problemas cardíacos deve ter o cuidado de não ingerir mais que 3 por semana.
PARTILHE!