in

O mau hábito de se sentir ofendido por qualquer coisa

Todos nós conhecemos pessoas que ficam ofendidas facilmente, com coisas como uma mera palavra, uma piada trivial ou esquecimento, e é quase impossível prever a sua reação.

Ter alguém assim por perto pode ser muito stressante, porque faz-nos sentir que não podemos ser nós próprios.

No geral, uma pessoa sente-se ofendida porque foi tratada sem respeito, mas no caso das que ficam ofendidas “por tudo e por nada”, estas podem ser as razões:

  • Sentimento de inferioridade

A falta de autoestima faz com que pareça que os outros se querem superiorizar, o que não passa de uma distorção da realidade.

  • Egocentrismo

Por outro lado, quem tem o ego demasiado elevado, acha que é o centro das atenções e também das críticas.

  • Pensamento rígido

A irritabilidade extrema esconde uma mentalidade muito fechada, logo, se alguém disser algo que não vai ao encontro do que a pessoa pensa, ela pensa que foi propositado.

Também não é nada fácil sentir-se ofendido a toda a hora por não se saber diferenciar um ataque verdadeiro de um inventado.

É perfeitamente legítimo defendermo-nos de ataques reais, mas se partirmos sempre do princípio que os outros nos querem ofender, podemos estragar várias relações.

Para evitar que isso aconteça, deixamos algumas ideias importantes:

  • Ninguém o ofende, é você que se ofende

Repita esta frase como um mantra. Ninguém tem a obrigação de corresponder às nossas expectativas, e caso se sinta ofendido por isso, é possível que o problema não esteja nos outros.

  • Nenhuma opinião vai mudar a sua vida, seja positiva ou negativa

Muito provavelmente, as pessoas que se ofendem facilmente dão demasiada importância à opinião dos outros. Por isso, é importante fazer um esforço para desligar dos julgamentos alheios.

  • Deixe as pessoas ser como são

Todos somos diferentes, e devemos procurar aceitar os outros em vez de os pressionar para mudarem, à medida da nossa imagem.

  • Ria de si mesmo

As pessoas que ficam facilmente ofendidas tendem a levar tudo muito seriamente. Aprenda a rir de si próprio e vai certamente conseguir descontrair.

PARTILHE!

O método KonMari: reorganizar a casa para melhorar a qualidade da própria vida

O beijo na testa é muito mais que um gesto de afeto: veja quais são os efeitos que provoca em quem o recebe