in

Nuvem de poeira Godzilla avança do deserto Saara rumo a países da América

Uma enorme nuvem de poeira, apelidada de “Godzilla” devido ao seu tamanho, deve atingir a costa do Golfo dos EUA esta semana, segundo os meteorologistas. Embora o fenómeno não seja incomum, muitos especialistas em saúde manifestaram preocupação sobre como a deterioração da qualidade do ar poderá afetar aqueles que já enfrentam os sintomas respiratórios do COVID-19.

Nuvens de poeira que viajam do deserto Saara através do Atlântico Norte são ocorrências comuns do final da primavera e início do outono, atingindo o pico no verão, do final de junho a meados de agosto.

A massa de poeira seca, conhecida como camada aérea do Saara, forma-se sobre o deserto do Saara antes de ser transportada por ventos pelo oceano a cada 3 a 5 dias, ocupando até cerca de 3km de espessura na atmosfera da região. No entanto, segundo Pablo Méndez Lázaro, especialista em saúde ambiental, é “o evento mais significativo dos últimos 50 anos”.

A mais recente nuvem Godzilla já cobriu as Caraíbas, fazendo a qualidade do ar atingir níveis perigosos. Prevê-se que as condições extremas de nebulosidade durem até terça-feira, e os especialistas recomendaram que as pessoas ficassem em ambientes fechados e com filtros de ar, se possível.

“A qualidade do ar também pode cair de moderada a insalubre este fim de semana no sul e leste do Texas devido à poeira, portanto, pessoas com problemas respiratórios não devem passar longos períodos ao ar livre”, disse Dan Kottlowski, especialista em furacões do AccuWeather.

A nuvem Godzilla surge exatamente quando o governador do Texas, Greg Abbott, anunciou que o estado vai interromper os seus esforços de reabertura devido a um recente aumento de casos de coronavírus, com mais de 5.000 novos casos nos últimos dois dias.

Nos próximos dias, espera-se que parte da poeira da enorme nuvem viaje até ao norte de Ohio e leste do meio do Atlântico.

Conheça a rosa com pétalas brancas por dentro que é o sonho dos jardineiros

Conheça a casa cápsula com energia solar e eólica que pode ser usada como trailer por viajantes