in

Não suporta o barulho de pessoas a mastigar? Esse distúrbio tem um nome!

O som das pessoas a mastigar fá-lo fervilhar? Perde a paciência só por ouvir alguém a comer? A culpa não é das outras pessoas, mas também não é sua. Não pense que é uma pessoa intolerante ou manienta por se sentir assim, pois a origem dessa perturbação está numa anomalia no lobo fontal do cérebro, que o distingue das outras pessoas.

O nome científico desta condição é “misofonia”, e quem sofre da mesma exibe uma reação emocional exagerada quando ouve uma lista de sons específicas, como os da mastigação, respiração, bocejos, assobios, entre outros.

Durante muito tempo, a misofonia foi vista como uma questão de personalidade, mas as investigações científicas mostraram que existe realmente uma diferença na estrutura cerebral dos doentes, em relação a uma pessoa dita saudável.

Essa diferença reside no lobo frontal do cérebro, como já referimos, que está ligado ao tratamento dos sons. Os indivíduos que sofrem de misofonia ficam com ansiedade e sentem um aumento da frequência cardíaca ao ouvir um som não tolerado. Para além do grande desconforto físico que lhe é causado, pode ainda acabar por atacar verbalmente a pessoa da qual vem o som.

Como já é classificado como um distúrbio, vários investigadores procuram desenvolver um medicamento para moderar a reação emocional dos pacientes, principalmente aqueles para quem a situação se torna mesmo debilitante.

Se quiser comprovar se sofre de misofonia ou simplesmente não gosta que mastiguem alto, oiça os sons do vídeo abaixo. Se não se sentir confortável, há uma grande probabilidade de sofrer de misofonia.

É importante explicar a sua condição às pessoas à sua volta, para que o possam compreender melhor e ajudar.

PARTILHE!

Estes 5 exercícios vão transformar o seu corpo em apenas 4 semanas

O adorável cão que compra biscoitos pagando com folhas