No nosso corpo circulam mais de 5 litros de sangue, que têm de ser transportados constantemente por todo o organismo. As artérias e as veias são os canais por onde o sangue circula, tornando-as membros essenciais para uma boa circulação sanguínea, portanto é importante ter cuidados de manutenção desses mesmo canais.
Uma boa circulação contribui por sua vez para o bom funcionamento dos órgãos, para um correto fornecimento de nutrientes e hormonas, para um pH devidamente regulado e uma cooperação entre todos os processos corporais.
Por outro lado, uma má circulação significa que certas zonas do nosso corpo não receberão as quantidades de sangue necessárias, podendo provocar deficiências. A má circulação é provocada por maus hábitos e condições físicas ou comportamentos que podem deixar qualquer um suscetível a esse problema, entre eles fumar, gravidez, distúrbios alimentares e obesidade.
Este problema pode atingir pessoas de todas as idades, sendo mais comum em pessoas idosas, e caso não seja tratada a tempo, pode causar sérios danos a nível cerebral, de coração, de fígado, rins e extremidades do corpo (mãos e pés).
Normalmente, os sintomas da má circulação não são detetáveis ao início, apresentando apenas sintomas reais quando o problema já está agravado. Por isso, é importante ter consultas frequentemente, para analisar o organismo e ver se está tudo em ordem.
Deixamos-te aqui alguns dos sintomas de má circulação sanguínea:
- Úlceras nas pernas
Caso repares que tens úlceras, inflamações na pele com o aspeto de erupções cutâneas que parecem não desaparecer, na zona das pernas, pode ser um sintoma de má circulação. São mais frequentemente encontradas como manchas secas e vermelhas.
- Inchaço
Se sentires as tuas mãos ou os teus pés a ficar inchados, pode significar que algo de mal se está a passar com o teu sistema circulatório.
- Descoloração da pele
Caso sofras de cianose, descoloração ligeira da pele, as probabilidades de sofreres de má circulação aumentam. Também podes notar isto por teres os dedos ou outras zonas dos pés com aspeto maltratado ou um tom azulado nos pés ou nas pernas.
- Varizes
A má circulação do sangue provoca aumento da pressão nas veias, levando a que elas inchem. Durante uns tempos podes sentir dores leves, principalmente sentado, e comichão a toda a hora. Este problema ocorre mais frequentemente na zona dos pés e tornozelos.
- Perda de cabelo e unhas quebradiças
Este é um dos pontos fulcrais para perceber se sofres de má circulação ou não. Caso notes que tens unhas frágeis ou que o teu cabelo está seco e fraco, chegando até a cair, pode ser sinal de que o teu corpo não está a receber sangue suficiente nessas áreas.
- Problemas digestivos
Como há menos sangue a chegar aos órgãos, estes vão ficar enfraquecidos, e os órgãos do sistema digestivo não são exceção.
- Sistema imunitário enfraquecido
Também os agentes responsáveis por detetar e combater patógenos, agentes responsáveis pelas doenças, são transportados pelas veias. Havendo má circulação, estes agentes não poderão chegar a tempo se nos ferirmos. Tudo isto será percetível ao constatar que as feridas e lesões demoraram mais tempo a sarar do que seria considerado normal.
- Mãos e pés frios
Se o sangue circular a uma velocidade normal, sem obstáculos, a temperatura corporal manter-se-á igual no corpo todo. Caso existam obstáculos, os sítios de maior dificuldade de acesso não receberão tanto sangue quanto o necessário, levando a que a temperatura baixe, como é o caso das mãos e pés.
- Cansaço
Também os músculos sofrem com a má circulação, e havendo menos oxigénio e nutrientes para os alimentar, eles ficam mais fracos, dando uma sensação de cansaço ao nosso organismo. Este sintoma verifica-se através de falta de ar, dor nos músculos e menor resistência às atividades diárias.
- Disfunção erétil
Devido à má circulação de sangue, os órgãos reprodutivos também podem sofrer, fazendo com que se torne cada vez mais difícil ter relações sexuais para o homem, podendo este até deixar de ter vida sexual.
- Angina
A angina é um problema que se manifesta através de uma dor extrema na zona do peito, provocada pela diminuição do fluxo sanguíneo.
- Falta de apetite
Quando o fígado recebe a quantidade certa de sangue, transmite ao cérebro sinais de fome, logo, caso exista má circulação, não haverá essa transmissão e dar-se-á uma perda de apetite.
- Pensamento confuso
Se o cérebro não receber as quantidades de sangue necessárias, não funcionará a 100%, o que pode levar a problemas de concentração e a perda de memória.
- Dormência
Já todos nós tivemos aquela sensação de dormência numa parte do corpo quando estamos muito tempo parados, ao que costumamos chamar formigueiro. Caso sofras de má circulação, este formigueiro tornar-se-á mais frequente e não durará apenas alguns momentos.
Como podes ver através da gravidade dos sintomas, a má circulação é um assunto muito sério, e deve ser tratado o mais rápido possível. O mais indicado é adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e com a prática de atividade física tornada uma realidade diária.
Para além desses cuidados, podes também experimentar outros remédios naturais. Hoje apresentamos-te dois exemplos:
1º Remédio
Ingredientes:
- 1 cabeça de alho;
- 2 limões;
- 1 litro e meio de água.
Preparação:
- Despeja a água numa panela;
- Descasca o alho e coloca-o na panela;
- Corta os limões ao meio sem tirar a casca e adiciona-os à panela;
- Coloca a panela no fogão em lume brando;
- Quando a água entrar em ebulição, começa uma contagem de 15 minutos;
- Passado este tempo, desliga o fogão e deixa repousar durante 10 minutos;
- De seguida, coa e bebe esse líquido durante o dia.
2º Remédio:
- Deita cerca de 10 gramas de castanha-da-índia, com casca e sementes, num litro de água fria;
- Coloca tudo no fogão;
- Quando começar a ferver, conta 5 minutos e retira.
Deves beber uma chávena desta bebida quente 2 vezes por dia. Deves ter atenção pois a castanha-da-índia tem contraindicações, principalmente para grávidas, para quem amamente e quem come anticoagulantes.
Importante: antes de experimentar estes remédios ou quaisquer outras receitas naturais, deves consultar um médico.
PARTILHA, podes ajudar muitas pessoas!