Já experimentaste deitar 1kg de sal grosso na máquina de lavar? O resultado é inacreditável!

Sabias que deitar 1kg de sal grosso dentro da máquina de lavar roupa vai fazer com que obtenhas uma higiene perfeita? É verdade, e deves começar a fazê-lo!

A máquina de lavar foi uma invenção maravilhosa que veio revolucionar a vida doméstica e que faz parte do dia-a-dia de qualquer casa. Graças a ela, já não temos de lavar à mão todas as peças de roupa, desde umas pequenas meias até aos grandes lençóis da cama.

Contudo, com o passar dos anos podemos reparar em alguns problemas, como cheiro a água parada ou musgo, sinal de que a máquina de lavar roupa precisa de ser limpa!

Tal como a máquina de lavar é responsável por limpar as nossas roupas, nós somos responsáveis por limpá-la a ela. Uma máquina de lavar roupa limpa e higiénica é fundamental para a saúde de toda a família!

sal_maquina

Durante os anos, muitos resíduos são acumulados na máquina de lavar, desde vestígios de detergentes e amaciadores na gaveta dos mesmos, sujidade, fibras e pelos no tambor, no filtro ou no ralo, e especialmente calcário. O calcário, existente na água que se utiliza para fazer as lavagens, entra em contato com toda a superfície da máquina (incluindo a bobina) e encharca as nossas próprias roupas. Estes fatores devem ser considerados quando limpamos a máquina!

Por forma a eliminar os depósitos de calcário, coloca a parte que deve ser limpa em água e vinagre. Caso não seja possível fazer uma imersão, cobre a área com um pano embebido em água e vinagre durante duas horas, e depois lava.

Para prevenir a formação do calcário, causador de maior parte da sujidade da máquina, adiciona vinagre ou bicarbonato de sódio nas lavagens normais.

Quanto ao tambor, esta é a área mais extensa da máquina de lavar e entra em contato com as nossas roupas. Para além de uma limpeza mensal, é recomendado controlar ao toque os orifícios do tambor. Frequentemente, botões, moedas ou objetos do género acabam por ir juntamente com as nossas roupas e podem deformar ou mesmo perfurar o metal do tambor, criando lâminas que podem estragar roupas e que se vão acumular no filtro e no ralo.

sal_maquina_1

Depois da verificação da integridade do tambor, este deve ser lavado com um ciclo completo sem roupas, usando sal, bicarbonato de sódio ou vinagre branco em vez de detergente, ingredientes que derretem as incrustações e fazem com que o aço fique brilhante.

A porta deve ser limpa com água morna e vinagre e seca com um pano e a gaveta para o detergente deve ser deixada de molho em água quente com vinagre e bicarbonato de sódio, escovada, lavada e seca.

As vedações internas da máquina de lavar são fundamentais para limpar a mesma, porque são abrigos perfeitos para a sujidade e para os resíduos. Depois de remover os resíduos volumosos com as mãos (protegidas por luvas), limpa as vedações com uma escova de dentes velha utilizando como detergente bicarbonato de sódio amolecido com água até formar uma pasta ligeiramente abrasiva.

Relativamente ao filtro, esta é uma peça muito importante para o funcionamento da máquina e necessita de muitos cuidados de limpeza. Sempre que possível, retire-o e remove os detritos, esfregando todas as superfícies com a pasta de bicarbonato de sódio e água.

Caso exista mofo ou cheiros desagradáveis, limpar a máquina de lavar roupa não só é necessário como urgente, pois tornam inútil qualquer lavagem. Para combater os maus cheiros, faz uma lavagem vazia com pelo menos 60 graus, despeja dois copos de vinagre na gaveta para o detergente e adiciona uma colher de bicarbonato de sódio.

Para evitar bolor na máquina de lavar, secar tudo muito bem depois de cada lavagem é o suficiente. Se o bolor já se encontrar instalado, para limpar deve ser feita uma aspiração com o ciclo intensivo, isto é, uma higienização de alta temperatura. Despeja dois copos de vinho branco ou um copo de água oxigenada a 10% na gaveta para o detergente e a máquina de lavar ficará em perfeitas condições.

Dicas úteis, certo?

Partilha com os teus amigos e familiares no Facebook!