Estudo revela que lavar loiça, varrer o chão e dobrar roupas prolonga a vida

lavar A maioria das pessoas detesta tarefas domésticas, como lavar a loiça, varrer o chão e tratar da roupa, mas a verdade é que estas atividades trazem benefícios a nível da saúde.

Segundo um estudo realizado durante 3 anos pela Universidade de Buffalo, nos EUA, as tarefas domésticas ajudam a prolongar a vida das pessoas.

O estudo contou com a participação de 6.000 mulheres com idades entre os 63 e os 99 anos, e as que dedicaram 30 minutos por dia a atividades físicas mais leves, como varrer o chão, lavar as janelas ou dobrar a roupa, apresentaram um risco de morte 12% menor.

As mulheres que passaram meia hora por dia a fazer atividades moderadas ou vigorosas, como caminhadas ou a andar de bicicleta, apresentaram um risco de mortalidade 39% menor.

“Fazer algo é melhor do que não fazer nada, mesmo com níveis de atividade físicas menores que os recomendados. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que demonstra isso”, disse Michael LaMonte, principal autor do estudo e professor associado de epidemiologia e saúde ambiental da Escola de Saúde Pública e Profissões de Saúde da UB.

O estudo recorreu a uma nova forma de recolha de dados – em vez dos típicos questionários, os investigadores mediram a atividade física das participantes com acelerómetros.

Os acelerómetros detetam, documentam e guardam eletronicamente os padrões de movimento diários e a intensidade num relógio de 24 horas, e foram utilizados entre 4 e 7 dias pelas mulheres participantes no estudo. Após esse tempo, os investigadores recolheram as informações e analisaram-nas.

“Nenhum outro estudo tão grande como o nosso, e especificamente sobre mulheres mais velhas, incluiu este passo para melhorar a interpretação dos dados num contexto relevante para os participantes”, acrescentou Michael LaMonte.

Apesar de o estudo se ter centrado em mulheres mais velhas, transmite uma mensagem importante para as mais jovens: devem cuidar da saúde ainda durante a juventude, para facilitar a manutenção dos hábitos certos ao envelhecer.

Para além disso, este estudo também pode alertar os homens para o facto de que, seja qual for o exercício físico, quando feito de forma correta, vai contribuir positivamente para a saúde. Podem igualmente começar pelas tarefas domésticas, que não são exclusivas das mulheres, claro.