Estes Tijolos Permitem Construir Uma Casa Em Poucas Horas Sem Cimento

Qualquer pessoa devia ter acesso a um abrigo, devia ser um direito fundamental para todo o ser humano. Mas a verdade é que, devido aos seus preços, ter uma casa não está ao acesso de qualquer pessoa, principalmente em país subdesenvolvidos. Com isso em mente, uma empresa mexicana denominada Omega (ARMO), com o auxílio do arquiteto Jorge Capitán, desenvolveu um produto para ajudar a reverter essa situação.

O produto tem como nome Block Armo e é, de uma forma básica, uma espécie de tijolos que são montados como se fossem um puzzle. Apesar de apresentarem uma forma peculiar, estes tijolos podem fazer com que o tempo de construção de uma casa seja reduzido em 50%.

Para além do tempo, também se poupa em material, visto que tudo o que se usa para juntar cada peça é um pouco de cimento. Cada peça tem uns buracos onde se vão colocando espetos de metal, e a cada 80 centímetros, adiciona-se um pouco de cimento. Os tijolos em si também não são difíceis de construir, estando ao alcance de qualquer pessoa construir uma casa com paredes facilmente.

Também a instalação de um sistema elétrico e hidráulico é possível de forma simples com esta invenção. O objetivo é fazer com que qualquer pessoa, quer tenha dificuldades financeiras ou não, tenha acesso a uma habitação digna.

O projeto entrou no mercado em 2015 e tem vindo a ser um sucesso. Já foram construídas mais de 300 casas em Sierra Negra com o financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social, e isso parece ser só o início.

Hoje em dia a ARMO está à trabalhar em novos acabamentos e texturas para os tijolos. Por serem os únicos proprietários da patente para este tipo de blocos, os tijolos só podem ser comprados numa fábrica em Puebla, México, mas a empresa está disposta a colaborar com outras organizações para poder levar este projeto a mais pontos do mundo.

Deixamos-te um vídeo para que possas ver o processo de construção de algumas paredes com estes tijolos. É um processo tão simples que até há crianças a ajudar durante a construção!

Gosto desta publicação -->

Ele vai colocar uma folha de alumínio numa tábua de engomar, a razão é GENIAL!

A reacção das pessoas ao verem este rapaz cheio de frio e sem casaco