Quem faz o trabalho mais pesado? Os homens ou as mulheres?
É com esta pergunta que começa a curta-metragem “Itsumo-Arigato-Project“ (Projeto-Obrigado-Sempre), da Kao Corporation, no Japão.
O comum é achar que os homens são a escolha acertada. Isso até pode ser verdade, se estivermos a falar dum passeio familiar, em que é o homem quem leva a carga mais pesada. Mas e se o caso for um dia normal?
Escolheram-se 100 homens e mulheres nas ruas de Tóquio, e ao analisar as suas cargas, chegou-se a conclusão que elas carregam uma média de 7,2kg, que equivale ao dobro do que os homens carregam num dia normal, e 18% das mulheres escolhidas chegavam a carregar mais de 15kg.
Para ajudar a pesquisar mais sobre este assunto, os produtores captaram o dia de uma mulher que vive em Tóquio com o marido e o seu filho pequeno. Enquanto ela é gravada durante os seus afazeres em casa, o marido fica secretamente dentro de uma carrinha a assistir. Ele ficou surpreendido ao ver a velocidade a que a sua mulher anda pela casa, e as cargas que tem de carregar durante o seu dia.
Muitas vezes não damos importância a coisas que parecem pouco relevantes, mas que na verdade são essenciais para o nosso bem-estar. Devíamos todos agradecer mais vezes por tudo o que os que nos rodeiam nos oferecem.
No vídeo pode ver um excerto dessa curta-metragem.