in

Quem faz a decoração de Natal mais cedo é mais feliz

A relação entre a decoração de Natal e a felicidade

Segundo um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology, feito pelos investigadores Werner, Lewis e Brown.

A equipa estudou a relação entre montar a decoração de Natal antecipadamente com a felicidade, mais particularmente a sociabilidade.

Será que quem decora a casa mais cedo é mais aberto a novas amizades? Para saber, foi feita a seguinte experiência:

  • Os investigadores tiraram fotografias de fachadas de casas, quer estivessem ou não decoradas, e testaram os residentes para averiguar a sua recetividade aos vizinhos;
  • Depois, mostraram as fotografias a estranhos e pediram que lhes dissessem se era uma família mais recetiva ou não;
  • No final, relacionaram isso com os testes feitos anteriormente.

A conclusão foi que maior parte das pessoas acertou no perfil da família, tendo em conta a frente da casa. Aparentemente, quem monta as decorações natalícias mais cedo é mais feliz, pois as moradias decoradas estavam associadas a pessoas mais abertas e recetivas. Quanto às menos decoradas, verificava-se precisamente o contrário.

Assim, os investigadores concluíram que por serem mais abertas a interações com outras pessoas, quem decora a casa mais cedo é também mais feliz.

Contudo, essa não é a única vantagem de montar a decoração de Natal mais cedo – aqui ficam mais algumas:

  • Alívio do stress

A decoração natalícia pode ajudar a relaxar mais, devido à leveza e alegria da festividade a que alude. O facto de chegar a casa depois de um dia de trabalho e ver tanta cor e luz faz com que o organismo liberte a hormona da felicidade. Para quem passa mais tempo por casa, a sensação de estar perto das festividades também ajuda a relaxar.

  • Abertura de portas

Ter uma casa decorada dá a impressão de que esta é mais acolhedora e atrai mais visitas, o que por sua vez o vai deixar mais alegre.

  • Nostalgia benéfica

O Natal faz lembrar os jantares em família, as tradições e momentos já vividos, e essas lembranças – boas ou más – podem ajudar a refletir e olhar com mais maturidade para o passado e para a vida, o que vai ajudar a encontrar um novo equilíbrio.

  • Reencontro com a criança dentro de si

Quando pensamos no Natal, lembramo-nos logo da infância, época em que vivíamos tudo muito mais intensamente, e até acreditávamos no Pai Natal. Como era bom que tudo ainda fosse assim? Por vezes, podíamos beneficiar com um pouco mais de magia na nossa vida! Ao decorar a casa mais cedo, a criança que há dentro de si fica por perto mais tempo, estimulando a sua criatividade e capacidade de ver o bom nas mais pequenas coisas.

  • Escape da rotina

Ao longo de dois meses inteiros, a sua casa vai estar com uma aparência diferente, mais bela e iluminada, o que constitui um escape bastante saudável. Essa saída do normal torna a mente mais ativa e ajuda-o a ver a realidade com outros olhos.

Piada do dia: passageiro surpreende capitão com martelada

Pato abraça cãozinho entre as asas para o aquecer. Ele dá-lhe amor depois de este ter sido abandonado na rua