Comes arroz quase todos os dias? Sabes o que pode acontecer contigo? É isto! Não imaginavas de certeza!

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Se costumas comer arroz, é importante saberes mais sobre os efeitos do seu consumo.

O arroz é uma comida bastante versátil que combina com praticamente todos os alimentos e as suas versões mais conhecidas são o arroz branco, o parboilizado e o integral.

O arroz branco é o mais conhecido e também o mais consumido por ser mais barato. Embora seja mais em conta, é o que possui menos nutrientes por ser polido e por a casca lhe ser retirada, o que faz dele o arroz menos saudável.

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O arroz parboilizado é sujeito a um processo de fervura antes de ser descascado, absorvendo assim os nutrientes da casca e ficando com uma cor e sabor mais intenso.

Quanto ao arroz integral, este não é polido nem fervido, sendo retirado da casca para ser vendido. Desta forma, não perde nenhum nutriente. Este arroz é considerado o mais saudável.

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Apresentados os vários tipos de arroz, aqui ficam os benefícios que o arroz oferece:

  • Atua como fonte de energia

Uma tigela de arroz dá energia, porque é uma fonte de hidratos de carbono, que funcionam como combustível para o corpo e para o cérebro funcionarem corretamente.

  • Controla a pressão arterial

O arroz ajuda a saúde das pessoas que sofrem de problemas de pressão arterial e doenças cardíacas.

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  • Reduz o nível de colesterol

O arroz não possui gorduras prejudiciais, por isso não contribui para o aumento do colesterol e pode mesmo ajudar a controlar o peso.

  • Previne contra o cancro

Se não costumas comer arroz por não quereres ingerir hidratos de carbono, é importante saberes que o arroz é rico em fibras insolúveis que atuam em todo o corpo prevenindo o crescimento das células cancerígenas.

  • É rico em nutrientes e minerais

O arroz é rico em vitamina D, niacina, cálcio, fibra, riboflavina, ferro e tiaminas, que são nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunitário.

  • Ajuda a tratar o Alzheimer

O arroz integral amplifica a função e o crescimento de neurotransmissores que ajudam a combater a doença de Alzheimer.

  • Faz bem à saúde cardiovascular

O óleo de farelo de arroz possui antioxidantes excelentes para o organismo. O arroz integral e o parboilizado são ótimos para o intestino pois têm uma parte mais nutritiva (a casca que fica nos grãos), ao contrário do que acontece com o arroz branco.

O arroz é, portanto, das principais fontes de hidratos de carbono e substâncias orgânicas que dão energia e contribuem para restaurar e desenvolver os tecidos do corpo.

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