Cientistas descobriram como os recém-nascidos no veem

Maior parte das pessoas não tem conhecimento que quando se inclinam sobre um recém-nascido e sorrimos para ele, o bebé não reconhece a emoção na nossa cara.

Uma equipa de cientistas do Instituto de Psicologia da Universidade de Oslo (Noruega) e da Universidade de Uppsala (Suécia) realizou algumas experiências para comprovar isso em bebés de 2 a 3 dias.

A conclusão a que chegaram foi que a distância máxima a que um recém-nascido consegue reconhecer a emoção de alguém é de 30,48cm. Caso a distância aumente até 60cm, a imagem que vê perde nitidez e torna-se impossível para o bebé reconhecer o rosto.

315205-650-1450205806-970360esp

Os investigadores concluíram isto a partir de registos de vídeo de rostos cujas expressões mudavam de forma constante. Ao início, os vídeos foram visualizados por adultos, para garantir que as emoções que constavam no vídeo eram fáceis de identificar.

Posteriormente, o mesmo vídeo foi mostrado a recém-nascidos, com o objetivo de verificar se estes conseguiam ou não ver as imagens claramente.

No geral, os bebés reagiram aleatoriamente às imagens que se encontravam a mais de 30cm de distância. Ao reduzir a distância para menos de 30cm, os bebés tiveram reações idênticas à expressão do rosto que visualizavam.

De acordo com o professor Svein Magnussen, os recém-nascidos têm a capacidade de imitar as expressões dos adultos desde os primeiros dias de vida, contudo isso não quer dizer que compreendam o significado dessas mesmas expressões.