Viajar é uma oportunidade única que nos permite conhecer novas culturas e lugares, e quão fantástico seria visitar uma cidade… dentro de um buraco?
E não é que existe mesmo uma cidade debaixo da terra? Chama-se Coober Pedy, fica no sul da Austrália e tem 3500 habitantes. Estas pessoas vivem como seres subterrâneos em túneis artificiais!
Maior parte da população vai até este local por causa das minas de opala, uma pedra muito utilizada no fabrico de jóias. Antes ocupada por aborígenes, a cidade de hoje surgiu quando em 1915 pai e filho lá procuraram ouro, sem sucesso. Contudo, nas décadas de 60 e 70 deu-se um grande desenvolvimento das minas devido à descoberta de opala.
A temperatura é muito elevada, podendo mesmo chegar aos 50ºC, sendo um dos motivos que levaram os habitantes desta cidade a viver debaixo da terra. Vendo de cima, é possível observar que não existem edifícios na área de terra vermelha mas, apesar de ser subterrânea, esta cidade tem várias infraestruturas, desde hotéis a bares e residências que funcionam normalmente, com expeção dos poços de ventilação que ajudam à circulação do ar.
Partilha esta história com os teus amigos e familiares no Facebook!