in

Alerta: Europa vai ter um dos Invernos mais frios dos últimos 100 anos

Segundo as previsões meteorológicas, o próximo Inverno europeu vai ser uma das estações mais frias dos últimos 100 anos.

O motivo para esse frio intenso nas próximas semanas são massas de ar do Ártico e baixa exposição solar.

O especialista alemão Dominik Jung diz que este vai ser o frio mais intenso da Europa no último século, em especial durante os meses de Janeiro e Fevereiro, pelo que é aconselhado comprar roupas bem quentes.

Elena Volosiouk, especialista do Centro Meteorológico Fobos, explica ainda que o sistema solar também sofre mudanças sazonais:

“Este fenómeno está relacionado com o fluxo das massas de ar – quando estas passam pelo Oceano Atlântico atingem o continente de uma forma mais moderada e o inverno é mais brando e há muitos degelos. Nos últimos invernos isso não tem acontecido. Se bem se recordam, até tivemos ciclones que causaram queda de neve e granizo em locais onde isso já não ocorria há várias décadas. Ainda é prematuro associarmos estas previsões ao arrefecimento global e a uma possível “mini era glaciar”, pois estas mudanças nos fluxos de massas de ar, por norma, estão associadas à atividade solar (erupções solares).”

Para os mais idosos e residentes em áreas montanhosas e de difícil acesso, aconselham-se as seguintes precauções:

  • Abastecer de bens essenciais, como água, lenha, combustível (caso haja falhas elétricas) e comida enlatada para uma semana;
  • Ter agasalhos como casacos, cobertores e roupa quente;
  • Ter um rádio a pilhas para saber as notícias caso a eletricidade falhe;
  • Ter uma lanterna a pilhas por perto.

PARTILHE, é importante!

GNR aperta o cerco, se tiver isto no carro tenha cuidado, pode ver o seu carro apreendido!

20 cães muito tolos