No dia-a-dia, maior parte das pessoas consome muito mais açúcar do que se apercebe, pois não são só os bolos, salgados ou fritos que engordam. Também comidas menos óbvias, como as processadas, salsichas, frutas, vegetais em lata e outros alimentos têm altos níveis de açúcar adicionado.
Quando consumimos mais açúcar do que o nosso organismo pode queimar naquela altura, este transforma-se em gordura, que afeta não só o nosso aspeto físico como também a nossa saúde.
Os órgãos ficam com gordura e começam a funcionar pior, como por exemplo o fígado, e os sinais podem manifestar-se de diversas formas.
De seguida, vamos dar-lhe a conhecer sete sintomas de que está a ingerir demasiado açúcar:
- Cansaço
Ao contrário do que muita gente pensa, a energia fornecida pelo açúcar dura muito pouco. Depois de comer um doce, como uma tablete de chocolate, dá-se realmente um pico de energia, mas este rapidamente cai e deixa a pessoa cansada, ainda mais tentada a consumir mais açúcar. Experimente substituir o chocolate por uma peça de fruta, que também lhe vai dar açúcar, juntamente com fibra que vai facilitar a sua digestão.
- Dificuldade em concentrar
Caso não consiga concentrar-se depois de comer, pode significar que consumiu muito açúcar na refeição. Subidas e descidas dos níveis de açúcar extremas afetam o funcionamento cerebral e podem levar à depressão.
- Vício em açúcar
As coisas doces já não sabem tão doce como antes? Isto pode significar que por consumir demasiado açúcar, aumentou a tolerância do nível de glicose do paladar. É importante não ingerir mais açúcar para compensar isto, pois ele já foi considerado por muitos cientistas uma droga.
- Aumento de peso
O açúcar deixa-nos saciados durante um momento, mas logo a seguir deixa-nos com mais fome, fazendo-nos atacar tudo o que há na despensa. O resultado são quilos a mais ao subir na balança!
- Fome constante
Se ingere muito açúcar, é provável que sinta muita vontade de comer doces, cada vez maior, pois o açúcar é viciante como uma droga.
- Gripes e constipações
Caso tenha notado que anda a ficar com gripes ou constipações mais regularmente, pode ser sinal de que anda a ingerir muito açúcar. O açúcar torna o sistema imunitário mais fraco, e a partir daí o organismo fica mais desprotegido face às doenças.
- Problemas dermatológicos
Ao ingerir demasiado açúcar, o corpo tem dificuldades em metabolizar os alimentos, enviando as toxinas para vários órgãos, entre eles a pele. Posteriormente, pode surgir acne, eczema, rosácea ou problemas como pele muito oleosa ou muito seca.
Nos dias que correm, é certo que há tentações em todo o lado e é muito difícil resistir, mas é muito importante conseguirmos fazer esse esforço para protegermos a nossa saúde.
Experimente reduzir no açúcar e vai notar grandes melhorias!