Ainda tens um destes Nokia antigos? Então podes ficar 25 mil euros mais rico

A Nokia é uma empresa multinacional finlandesa de telecomunicações e tecnologia, fundada em 1865, que em 2005 lançou o Nokia 1110, um telemóvel que nos dias de hoje é considerado muito ultrapassado, mas que na altura fez furor e atraiu muitos compradores. Dentro da empresa, este foi um dos telemóveis que foi mais vendido, atingindo as 250 milhões de vendas por todo o mundo.

nokia_1110

Com um visor preto e branco invertido com luz de fundo amarela, com uma bateria com autonomia para 5 horas de conversação, valor muito superior aos modelos soberbos que existem hoje e com permissão para bloquear chamadas. Tinha também alarme, contador digital e analógico, três jogos incluídos e a possibilidade de enviar mensagens multimédia. Já na altura era um telemóvel simples de se usar, algo que marca ainda hoje toda a diferença.

Tratava-se de um telemóvel que, na altura em que saiu para o mercado, custava 100 euros, e que hoje pode custar 20 mil euros. A verdade é que, segundo um estudo feito por uma empresa de segurança, Ultrascan Advanced Global Investigations, que analisou os telemóveis mais usados pelas organizações criminosas e concluiu que este era um dos mais usados.

Isso deve-se a este ser um telemóvel de difícil rastreio, devido à sua simplicidade, mas essa não é a principal razão para custarem 25 mil euros. Apenas alguns dos telemóveis têm esse valor, e esses são os que foram fabricados em Bochum, Alemanha. Devido a uma falha no software, esses telemóveis eram capazes de intercetar palavras-chave normalmente usadas para transações bancarias.

Esta já é uma situação conhecida pelos agentes competentes, mas é difícil reparar a situação por não ser mesmo possível detetar a localização de todos os telemóveis. O que se sabe é que há membros de gangues a comprar esses modelos e que chegam a pagar 25 mil euros por eles.