7 coisas que nunca deves fazer logo depois de comer!

Se há algo difícil de fazer é mudar um hábito nosso, mas por vezes é mesmo necessário, até por motivos de saúde.

Maior parte das pessoas costuma fazer algumas coisas logo depois das refeições, que os especialistas desaconselham firmemente, tais como:

Gosto desta publicação -->

 

  • Beber chá com cafeína ou café

Muitas pessoas gosta de beber um café logo depois do almoço, o que pode ser prejudicial para as pessoas anémicas pois a cafeína liga-se ao ferro dos alimentos de origem vegetal. Por esta razão, as pessoas anémicas só devem beber chá com cafeína ou café pelo menos uma hora após a refeição.

  • Fazer exercício físico

Se fizeres exercício imediatamente após a refeição, nem que seja apenas uma caminhada, vais acabar por dificultar a absorção dos nutrientes consumidos por parte do sistema digestivo. É recomendada uma caminhada leve, que não exija grandes esforços, apenas 30 minutos depois da refeição.

  • Consumir fruta

O corpo tem a capacidade de digerir frutas muito depressa, e se as consumirmos logo depois da refeição, estas vão para o estômago já digeridas e misturam-se com os alimentos digeridos mais lentamente, mistura essa que vai fermentar e libertar gases e toxinas, algo bastante prejudicial. Deves, portanto, comer frutas de estômago vazio, duas horas antes ou depois da refeição.

  • Dormir

Ao dormir, todas as funções do corpo acabam por adormecer juntamente com o nosso cérebro, sendo por isso desaconselhado adormecer logo após as refeições. Isto ainda é pior se o fizermos deitados, porque prejudica a ação dos sucos gástricos, podendo resultar em problemas de estômago. A famosa “sesta” só deve ser feita meia hora depois de acabar de comer.

  • Tomar banho

Deves evitar tomar banho logo depois de comer, e sim fazê-lo antes da refeição ou meia hora depois. A razão é que a água desloca sangue para o corpo todo, diminuindo a quantidade de sangue disponível para o estômago trabalhar a digestão.

  • Fumar

Toda a gente sabe que fumar é prejudicial, mas fazê-lo logo após as refeições ainda consegue ser mais. Os cigarros são bastante tóxicos e afetam o aparelho respiratório e digestivo, o que é agravado em casos de fumadores com úlcera ou doenças inflamatórias intestinais, tais como a síndrome do intestino irritável.

  • Desapertar o cinto

Nunca deves comer até ao ponto em que o cinto fica muito apertado, mas caso aconteça não deves desapertá-lo, mesmo que esta ação possa proporcionar uma certa sensação de alívio e conforto, pois deixar o cinto apertado vai manter os músculos abdominais menos relaxados e evitar o desenvolvimento da barriga indesejada.

PARTILHA!