in

Pés inchados podem indicar problemas circulatórios

Os pés são uma parte muito importante do corpo, que podem alertar para problemas de saúde maiores.

Muitas vezes, as nossas extremidades dão os primeiros sinais de alerta quando há algo de errado no nosso sistema circulatório, pois o tamanho reduzido dos vasos sanguíneos aí aumenta a probabilidade de obstrução.

Por norma, o inchaço nos pés e pernas dá-se depois de estarmos muito tempo de pé ou na mesma posição, mas também pode significar que o sistema circulatório está comprometido.


Por isso, deve manter-se atento a quatro sinais que podem significar problemas circulatórios, doenças como ataques cardíacos e AVC:

  • Insuficiência cardíaca

Ocorre quando o coração não consegue levar sangue para todo o corpo, devido a doenças arteriais coronárias ou mesmo mais comuns, como diabetes e hipertensão.

  • Doença venosa

No geral, ocorre quando as veias não conseguem fazer o sangue voltar eficientemente para o coração, seja por varizes, trombose ou problemas no sistema linfático. Fique atento a sintomas como dores e pele escurecida.

  • Inchado muscular

Quando ficamos com os pés inchados, pode significar que os músculos das pernas não estão suficientemente fortes para que as veias levem o sangue de volta ao coração.

  • Deficit de proteínas

O inchaço nos pés também pode ocorrer devido a falta de proteínas, desnutrição e doenças crónicas como o cancro.

O inchaço nem sempre é aparente, mas um teste bem simples pode ajudar a identifica-lo: o Sinal de Godet.

Este teste baseia-se no pressionar de um dedo sobre a parte de trás da perna durante alguns segundos até a zona ficar esbranquiçada.

Após soltar, conte o tempo que leva até a pele voltar a ter uma coloração normal. No geral, isso acontece em menos de 2 segundos. Caso demore mais, deve procurar um cirurgião vascular porque é provável que sofra de um problema circulatório.

Quanto maior o desequilíbrio entre a pressão arterial, a pressão venosa e os componentes sólidos do sangue, maior a tendência para reter líquidos, e consequentemente, inchado.

Fique também atento a sintomas de má circulação nos pés, como lesões, úlceras ou feridas. Os problemas vasculares tornam mais difícil cicatrizar lesões como arranhões e picadas de mosquito, o que se verifica em especial nas pessoas diabéticas, pois os níveis elevados de glicose no sangue prejudicam o sistema circulatório e a cicatrização dos ferimentos.

Veja o vídeo e PARTILHE!

“Odeio o telemóvel da minha mãe”: o texto de uma criança que todos os pais devem ler

Sinais de toxinas no corpo