in

Os cães entendem as nossas emoções simplesmente pelo nosso odor: é o que diz a ciência

Hoje vamos falar-lhe um pouco sobre as capacidades dos cães, os nossos melhores amigos. Sabia que eles conseguem entrar em simbiose com os seus donos? Isto é, são capazes de interpretar o seu humor e comunicar com os humanos profundamente, sem precisar de palavras. Até a ciência já o comprovou!

Num estudo científico, o olfato, a expressividade e familiaridade com os seres humanos foram as três características principais dos cães a ser investigadas.

O olfato dos cães é muito potente, e essa sua capacidade sensorial avançada permite-lhes detetar certas mensagens químicas.

Os investigadores mostraram aos participantes do estudo alguns vídeos que ativaram sentimentos de ansiedade e medo, e alguns cães detetaram logo o suor, ficando nervosos e tentando chegar aos donos de imediato.

Noutra experiência, os investigadores observaram as variações faciais dos cães a interagir com os donos, tendo verificado mudanças significativas, sem relação ao desejo de atenção ou comida.

Por último, os investigadores analisaram a composição cromossómica dos lobos, e compararam-na com a dos cães, em laboratório. Então, descobriram que os cães apresentam um DNA mais complexo, com características genéticas não encontradas nos lobos. São essas diferenças no conjunto de cromossomas que tornam os cães mais amigáveis e familiares que os animais selvagens.

PARTILHE!

Homem decide adotar uma Pit Bull no abrigo, mas ela recusa-se a deixar o seu melhor amigo para trás

Passageira diz a mulher cega que ela precisa de tirar o seu cão-guia do autocarro por este ser preto