in

O que acontece com o seu corpo quando começa a comer aveia todos os dias

Hoje vamos falar-lhe da aveia, um alimento saboroso rico em fibras e grãos integrais que faz muito bem à saúde.

Deve integrá-la no pequeno-almoço, sob a forma de papas ou com iogurte sem açúcar, para começar o dia de forma saudável e com energia.

De seguida, vamos dar-lhe oito razões para consumir aveia todos os dias:

  • Fortalece os músculos

Uma porção de aveia normal dá aproximadamente 15% da dose diária necessária de proteína. A aveia possui glutamina, antioxidante e vitamina E, que ajudam a regenerar os músculos mais depressa.

  • Deixa a pele mais saudável

A aveia ajuda a tratar problemas inflamatórios, como o eczema e outras condições de pele, pois é rica em manganês, magnésio, ferro e zinco.

  • Dá energia

A aveia é um bom hidrato de carbono, dando a energia necessária para encarar o dia e proporcionando uma maior sensação de saciedade.

  • Rica em antioxidantes

Este cereal contém avenanthramides, antioxidante que ajuda a reduzir a hipertensão arterial e a aliviar inflamações. Para além disso, o beta-glucano naturalmente presente na aveia ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. A aveia possui ainda vitamina C, que ajuda o sistema imunitário.

  • Reduz o colesterol

O beta-glucano não só ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, como também a reduzir o colesterol mau, devido às fibras solúveis e ácido linoleico. Basicamente, a aveia ajuda a limpar as artérias e a prevenir enfartes, derrames e arteriosclerose.

  • Ajuda a perder peso

A aveia dá-nos uma sensação de saciedade por mais tempo, impulsionando o nosso metabolismo, o que pode ajudar a emagrecer. Como este hidrato de carbono é digerido mais lentamente, a ansiedade diminui e a vontade de comer também. Para além disso, a aveia ajuda a evitar a tentação por alguns alimentos e dificulta a produção de gordura má e toxinas no organismo.

  • Melhora a digestão

Uma pequena porção de aveia contém 1/5 da dose de fibra diária recomendada, que é de aproximadamente 25 a 35gr. O consumo de aveia é recomendado a quem sofre de prisão de ventre ou outros problemas intestinais.

  • Melhora a saúde do coração

A gordura também é muito importante no nosso corpo, desde que seja saudável. A aveia é uma excelente fonte, pois melhora o funcionamento do sistema circulatório e cardíacos.

PARTILHE!

Pés de galinha no rosto: causas e como tratar

11 sintomas incomuns que não sabia que a ansiedade podia causar