Existem certos marcos pelos quais a maioria dos pais aguarda em relação aos filhos, como os primeiros passos, as primeiras palavras e o primeiro dia de aula. Estas são grandes conquistas para os pequenos!
Mas para pais de crianças com autismo, esses marcos não têm um período de tempo determinado, e podem não acontecer. Esta mãe, chamada Briana Blankenship, habituou-se a essa ideia com a sua filha Taylor, de 5 anos de idade.
Os médicos diagnosticaram Taylor com uma forma de autismo chamada “não-verbal”, o que significa que ela não comunica através da fala. Mesmo que ela entenda algumas coisas da língua inglesa quando as pessoas falam, criar as suas próprias palavras não é uma possibilidade.
Contudo, tudo isso mudou um dia numa fila do McDrive. Briana partilhou o que aconteceu no seu carro com a página do Facebook do Love What Matters:
“Eu estou a chorar no estacionamento do McDonald’s e os funcionários provavelmente pensam que eu sou louca. No drive-thru, eu de repente ouvi a Taylor dizer mamã.
Para aqueles de vocês que não sabem, a Taylor tem 5 anos e é autista não-verbal. Ela nunca disse uma palavra. Nunca.
Assim que ela disse isso, peguei no meu telemóvel e comecei a gravar. Tenho a certeza que atrasei a fila, mas não havia nenhuma maneira de não registar aquilo.
Eu não posso explicar o quão inacreditavelmente grata e extasiada estou agora.”
Este foi um momento tão grande para Taylor, e algo que Briana pensou que nunca aconteceria. Às vezes, a vida traz-nos surpresas para nos fazer sorrir – e esta foi definitivamente uma daquelas surpresas felizes.
Com sorte, Taylor poderá praticar o seu discurso e um dia será capaz de comunicar com palavras.
Veja o incrível marco de Taylor no vídeo abaixo. Que bênção!