Em 1850, um fazendeiro escocês das ilhas Orkney fez uma descoberta incrível. Enquanto inspecionava os danos causados por uma forte tempestade, encontrou uma passagem de pedra numa pequena baía.
Lá dentro, encontrou vestígios de uma civilização ancestral! Há milhares de anos, havia uma sociedade em crescimento naquele local. Até ao ano de 1850, os indícios tinham sido encobertos pelas dunas, tendo sido a tempestade a expô-los.
Esta cidade, conhecida como Skara Brae, tem mais de 5000 anos, sendo mais antiga que as pirâmides do Egito! As casas ficaram protegidas graças às dunas de areia, e por isso permaneceram em boas condições. Um verdadeiro presente para os arqueólogos!
A cidade, colonizada entre 3180 e 2500 A.C, é um dos sítios arqueológicos mais antigos da Grã-Bretanha. Oito casas de pedra permaneceram intactas e permitem que conheçamos mais sobre a cultura dos habitantes de Skara Brae. Os investigadores acreditam que mais ou menos 50-100 pessoas tenham vivido neste local.
Cada casa era ligada uma a outra através de um sistema de túneis, mas também poderiam ser bloqueadas por uma porta de pedra.
Em cada casa existem camas, prateleiras, cadeiras, armários, guarda-roupas e algumas das caixas onde guardavam os seus pertences, que eram à prova de água. Os investigadores acreditam que peixes vivos eram mantidos ali para que permanecessem frescos até à sua confeção.
Os escavadores também ficaram animados com a descoberta pois cada casa possuía uma casa de banho e até sistema de esgoto.
Skara Brae baseava-se em princípios familiares e todas as casas eram mobiliadas de maneira semelhante, levando os investigadores a pensar que não existia um líder soberano e que todos tinham a mesma importância.
Uma teoria popular é que estes foram os Pictos (como eram chamados os antigos habitantes da Escócia) que se fixaram ali durante a Era Glacial Britânica.
No entanto, mesmo que os investigadores tenham conseguido descobrir muitas informações, ainda há imensos mistérios por resolver. Por exemplo, ainda ninguém sabe porque é que a pequena cidade foi abandonada, há 2500 anos atrás. Ainda há muitos segredos ali que valem uma segunda visita!
Se gostas de locais históricos, partilha!