in

Como plantar coentros

Aprenda a plantar em vaso, garrafa e como cuidar

Muitos países usam coentros para fins culinários, pois é uma erva aromática que confere grande sabor aos pratos. Para além disso, também possui várias propriedades terapêuticas, servindo para chá e ajudando a regular o fluxo intestinal.

Assim, o ideal seria ter sempre coentros à mão, o que pode conseguir fazendo a sua plantação num vaso.

Esta erva aromática não é muito recetiva à mudança de vasos, pelo que deve optar por começar logo com um vaso grande.

Prepare o vaso com terra e fertilizante, regue a mistura com água até esta ficar húmida, mas não encharcada, e espalhe as sementes, cobrindo-as com mais mistura de terra e fertilizante. Coloque o vaso num local com sol, que ajuda a germinação das sementes, e regue-o dia sim, dia não, com pouca água para não deslocar as sementes no processo. No espaço de uma semana, estas devem começar a germinar e brotar na terra!

Para plantar coentros numa garrafa pet, o processo é bastante idêntico ao do vaso. Primeiro, corte um quadrado na parte lateral da garrafa. Não retire a tampa da garrafa e coloque uma mistura de terra e fertilizante até pouco mais de metade, humedecendo com pouca água, sem encharcar. Espalhe as sementes pela área da garrafa e cubra com o resto da mistura de terra com fertilizante. Se desejar, faça furos na parte de baixo e pendure-a ou apoie-a numa superfície plana. O sol é um elemento fundamental para o desenvolvimento das sementes, pelo que deve deixar a garrafa num lugar com sol. Regue com pouca água, em dias alternados. No espaço de 7 dias, as sementes devem começar a germinar, e aí deve continuar a regar com a mesma frequência.

Os cuidados a tomar são bastante simples e baseiam-se em duas fases. Quando os coentros ainda estiverem em fase de crescimento, com menos de 8 centímetros e poucas folhas, deve regar em dias intercalados e com pouca água, mantendo sempre a planta num local com sol. Quando os coentros estiverem na fase mais avançada, prontos para a colheira, com mais de 10 centímetros e folhas já desenvolvidas, deve regar com intervalos de tempo maiores – preferencialmente a cada 3 dias, deixando sempre num local com sol.

As sementes e frutos dos coentros podem ser colhidos quando estão amarelados ou praticamente secos. Deve coloca-los num recipiente num lugar com boa ventilação e à sombra, para que sequem e fiquem prontos para ser plantados novamente.

PARTILHE!

12 coisas que as mulheres “alfa” fazem diferente de todas as outras

Piada do dia: ginecologista deixa homem chocado