Alimentos para comer à noite e que não engordam

As refeições que fazemos à noite são muito importantes para o controlo do peso e qualidade do sono, pelo que devem ser equilibradas.

Se pretende emagrecer, pode beneficiar bastante ao saber selecionar os alimentos que ingere durante a noite.

Quando estamos a dormir o nosso metabolismo é mais lento, e por isso mesmo devemos optar por alimentos pouco calóricos e de digestão fácil.

Para além disso, consumir os alimentos certos ajuda a dormir melhor, pois fazem o corpo ganhar energia e regenerar eficientemente.

Aqui fica uma lista dos alimentos que ajudam a dormir:

  • Mel
  • Nozes
  • Alface
  • Leite
  • Iogurte
  • Aveia

Para além disso, existem algumas frutas que também contribuem para uma melhor qualidade do sono e ainda ajudam a manter-nos saciados:

  • Uva

A uva possui melatonina, uma das hormonas do sono, e é rica em antioxidantes e nutrientes benéficos para o organismo.

  • Bagas goji

São ricas em antioxidantes e ajudam a combater as insónias, sendo também eficazes contra a ansiedade.

  • Banana

A banana possui magnésio que ajuda a relaxar os músculos, e consequentemente a adormecer.

Deixamos ainda uma lista dos alimentos mais indicados para ingerir após o treino para repor a energia e regenerar os músculos:

  • Pão integral
  • Arroz integral
  • Leite
  • Ovo
  • Frango
  • Iogurte
  • Grãos integrais
  • Frutas
  • Sementes de abóbora
  • Vegetais verdes

Há muitas pessoas que receiam ingerir ovos durante a noite, com medo de engordar, mas na verdade os ovos possuem gorduras boas que também podem ajudar a emagrecer e a ficar saciado. O truque está na forma como são cozinhados, sendo as formas mais aconselhadas omelete, ovo cozinho e ovo mexido.

Lembre-se também que deve jantar pelo menos 2 horas antes de dormir, fazendo uma refeição leve. Quanto à ceia, esta deve ser feita uma hora e meia antes, para não interferir no sono.

De seguida, deixamos uma lista de alimentos par consumir na ceia:

  • 1 copo de leite com mel
  • 1 taça de iogurte desnatado com aveia
  • 1 banana média
  • 30gr de nozes

Deve evitar consumir certos alimentos antes de ir deitar, pois afetam a qualidade do sono. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Café
  • Chocolate
  • Alimentos gordurosos
  • Alimentos embutidos
  • Carne vermelha
  • Alimentos com alto índice glicémico

Acompanhe uma alimentação saudável com a prática de exercício físico, e vai emagrecer de forma equilibrada de certeza. PARTILHE!

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