Com o país livre da Covid-19, Nova Zelândia retoma rotina com abraços, festas e compras

Atualmente, vivem-se tempos de felicidade na Nova Zelândia, pois está oficialmente livre da pandemia de Covid-19 que assolou maior parte dos países desde dia 8.

Por fim, os neozelandeses puderam voltar a sair à rua, dar abraços e beijos e voltar à rotina sem quaisquer preocupações. O regresso à normalidade é um luxo que muitos poucos países têm de momento.

“Hoje vi mais pessoas do que vi em meses. As pessoas estão a fazer compras, a jantar fora e a passear de mãos dadas”, disse Steve Price, habitante de Wellington, capital do país.

“Acabei de me aperceber que posso abraçar alguém hoje. #NZSemCovid”, escreveu um usuário no Twitter.

Entretanto, as empresas e pequenos escritórios retomaram as atividades e os transportes voltaram ao seu funcionamento normal depois de mais de 3 meses de luta contra o novo Coronavírus. O comércio ainda disponibiliza gel e máscaras, mas a utilização dos mesmos já não é obrigatória.

Quanto aos bares, discotecas e restaurantes, puderam reabrir esta sexta-feira, dia 12 de junho. Fechadas com acesso restrito e rigoroso na Nova Zelândia, apenas se encontram as fronteiras.

A vitória deve-se principalmente à diferença nas políticas de saúde utilizadas – a estratégia da Nova Zelândia permitiu eliminar a Covid-19 do território mesmo sem vacina.

O isolamento social foi imposto e levado muito a sério pelos habitantes, e os resultados estão à vista.