9 truques de limpeza que o vão ajudar a economizar tempo e energia

Ninguém gosta de perder tempo com as aborrecidas tarefas domésticas, não só por serem demoradas, como também cansativas.

Mas quem disse que a limpeza não pode ser rápida e eficaz? É verdade, é possível deixar a casa limpa e ficar com tempo e energia para se dedicar a outras coisas.

Para ajudar, aqui ficam 9 dicas úteis:

  • Colocar o timer na cozinha

De acordo com os psicólogos, quando não perdemos a passagem do tempo de vista, não temos tantos momentos “vazios” e atingimos os mesmos objetivos em muito menos tempo. Então, quando estiver a limpar a casa, coloque o temporizador, por exemplo, para 5 minutos – vai ficar surpreendido com a rapidez com que vai conseguir concluir a tarefa designada, em comparação com anteriormente.

  • Tirar os sapatos ao entrar em casa

Este é um hábito muito importante na prevenção da sujidade. Ao tirar os sapatos quando entra em casa, não só evita espalhar a sujidade, como também uma grande quantidade de germes e bactéricas.

  • Lavar a loiça facilmente

Para facilitar a lavagem da loiça, quer à mão ou na máquina, prepare uma solução de uma colher de sabão em 500ml de água para borrifar, e mantenha-a perto do lavatório. Recorra à mesma para suavizar a sujidade da loiça caso não queira lavá-la de imediato.

  • Perfumar a roupa

Ligou a máquina mas não pode estender a roupa logo a seguir? Evite o cheiro a mofo característicos das roupas que ficam húmidas durante horas adicionando algumas gotas de óleo essencial de lavanda à lavagem. A lavanda possui propriedades antibacterianas, ajudando a neutralizar os odores desagradáveis.

  • Frigorífico limpo durante mais tempo

Cubra as prateleiras do frigorífico com papel manteiga, para conseguir limpá-lo muito mais espaçadamente e retirar sem dificuldade as manchas de comida. Certifique-se eu vai trocando as folhas de papel.

  • Lavatório limpo sem esfregar

 

O melhor método para limpar a pia é deixar que os produtos atuam sem atrito. Para isso, deixe o produto agir durante alguns minutos, e enxague de seguida. Então, com apenas um pano húmido, o lavatório volta a brilhar!

  • Separar os produtos de limpeza por divisão/espaço da casa

 

Em vez de colocar todos os produtos de limpeza num só espaço, opte por criar um espaço para cada ambiente. Por exemplo, coloque os detergentes necessários e as esponjas num cesto na casa de banho, outro na cozinha, etc. Assim, vai ter tudo à mão e conseguir poupar algum tempo.

  • Liquidificador sempre limpo

Quando usar o liquidificador, não perca tempo a lavar todas as suas partes de difícil acesso. Em vez disso, encha-o com água e sabão e ligue-o até criar espuma. Então, deixe atuar, e após algumas horas retire o sabão, enxaguando.

  • Saco porta-objetos

Coloque um saco como este, à venda em praticamente qualquer loja dos chineses ou IKEA, para deixar tudo em ordem. Com ele, pode guardar sapatos, cosméticos ou até mesmo os brinquedos dos mais pequenos.

PARTILHE!

Homem ajuda menina pobre a ter o melhor baile de finalistas de todos.

Mãe inclina-se para dar um beijo na recém-nascida – o próximo movimento da bebé é algo que a mãe nunca esquecerá