Um grupo de cientistas europeus fizeram uma descoberta surpreendente que vai interessar a todas as pessoas que possuem olhos azuis.
O autor da descoberta foi Hans Eiberg, um professor da Universidade de Copenhaga (Dinamarca).
Os olhos azuis são muito especiais, e embora a maior parte dos bebés nórdicos de pele clara nasçam com olhos azuis, a cor vai mudando conforme crescem, daí a expressão “azul bebé”.
Por todo o mundo, 90% das pessoas têm olhos castanhos. Há 7000 anos, a percentagem era de 100%! Em algum momento, em Espanha, nasceu a primeira pessoa com olhos azuis, fruto de uma mutação genética – o gene OCA2.
Por causa da migração e da expansão da variedade genética nos séculos que se seguiram, este gene espalhou-se pela Europa e, assim, todas as pessoas de olhos azuis são descendentes quase diretas do primeiro homem com olhos azuis! Isto é, todas as pessoas com olhos azuis, mesmo que vivam longe umas das outras, partilham um certo grau de parentesco.
Atualmente, a maioria dessas pessoas possui também cabelo loiro e pele clara e vive no norte da Europa. Porém, cada vez mais pessoas nascem com a pele mais escura e olhos azuis.
Em teoria, todos os olhos são azuis, mas a melanina (pigmento responsável pela cor dos olhos, pele e cabelo) tinge a maioria de castanho. Quanto menos melanina uma pessoa tiver, mais claros vão ser os seus olhos!
Se tens olhos azuis, és descendente de um espanhol que viveu há mais de 7000 anos atrás! Incrível, não é?
Partilha esta novidade!